Óculos de natação infantil: como escolher o melhor para o seu pequeno
Nadar na piscina é uma atividade que as crianças adoram e, durante o verão, essa atividade não pode faltar! Para que seus filhos fiquem seguros e confortáveis durante a brincadeira ou nas aulas de natação, eles vão precisar de bons óculos de natação.
A natação é muito benéfica para os pequenos. A partir dos seis meses de vida, os pequenos já podem aproveitar esse esporte.
Ela fortalece os músculos, ajuda na respiração, desenvolve habilidades espaciais e psicomotoras, trabalha aspectos cognitivos, emocionais e sociais. O esporte ainda evita que o pequeno sofra com estresse, obesidade e sedentarismo.
Com os óculos de natação, as aulas ou brincadeiras das crianças ficarão muito melhor. Eles ajudam os pequenos a enxergar embaixo d’água e protegem os olhos, evitando a coceira e a vermelhidão na região.
O uso dos óculos, ainda, melhora a nitidez e campo de visão dos pequenos, o que é muito importante para evitar acidentes e colisões durante o nado.
Existem muitas opções de óculos de natação infantil para que o seu filho possa usar e aproveitar a piscina. Algumas dicas ajudam você a escolher o ideal para essa temporada:
Tamanho
É essencial que os óculos sejam destinados para o público infantil, pois essas versões são feitas em tamanhos reduzidos que permitem o encaixe correto e confortável na região dos olhos e por toda a cabeça da criança. As tiras ajustáveis ajudam a arrumar o acessório e acompanham o crescimento dos pequenos.
Fixação
Os óculos precisam estar bem fixados no rosto da criança. Na hora de provar, o rosto do pequeno deve estar seco. Coloque as lentes sobre os olhos (sem colocar o elástico atrás da cabeça), pressione levemente e repare se eles ficam firme sem que o pequeno precise segurá-los.
Visibilidade
A visibilidade é muito importante dentro d’água. Por isso, as lentes devem ser bastante nítidas e translúcidas. Para a prática em locais fechados, as lentes sem cor são a melhor opção, enquanto que para o uso ao ar livre ou no mar, as lentes amarelas ou azuis são mais adequadas.
Apoio de nariz
O apoio nasal é um dos principais fatores para que os óculos fiquem confortáveis no rosto da criança. Prefira os óculos com apoios feitos de silicone ao invés de plástico, pois o material é mais maleável. Evite as opções que têm hastes, pois elas podem machucar caso o pequeno use por muito tempo ou sofra algum impacto na região.
Estilo
Há muitos modelos de óculos no mercado, mas nem todos são próprios para as crianças. Os óculos infantis geralmente são aqueles destinados para a recreação, grandes e coloridos, com personagens que os pequenos adoram.
Eventualmente, o seu pequeno pode se interessar por uma opção para a prática ou para competição, que têm o design diferenciado e o custo mais alto. Nesse caso, converse com ele e reflitam sobre a nova aquisição.
Custo
A variedade de óculos de natação infantil significa também a variedade de custos. Você pode encontrar opções a partir de R$ 15, sendo que bons óculos não precisam ultrapassar os R$ 60 em lojas de artigos infantis ou esportivos.
Vale lembrar: a segurança na piscina
O uso dos óculos de natação é apenas um dos cuidados que os pais e responsáveis devem ter quando as crianças estão curtindo o dia na piscina.
De acordo com a ONG Criança Segura, os afogamentos são a principal causa de morte acidental de crianças de 1 a 4 anos, e a segunda causa para as crianças de 5 a 9 anos de idade. Eles estão no ranking dos 10 motivos para a hospitalização de crianças de até 14 anos no Brasil.
Para que os seus filhos possam nadar e brincar em segurança, na piscina, jamais se esqueça das medidas de prevenção de acidentes:
- Nunca deixe seu filho ficar na piscina sem supervisão de um adulto, mesmo que ele saiba nadar. Podem ocorrer cãibras, contusões em mergulhos ou perda de fôlego em piscinas grandes e você só poderá ajudar se estiver por perto.
- Para os pequenos que não estão acostumados a nadar, o uso de boias certificadas pelo Inmetro é obrigatório. As melhores opções são as boias de braço ou os coletes. Jamais use apenas as boias redondas ou do tipo cavalinho.
- Fique atento se a piscina dá pé para os pequenos. A profundidade ideal é aquela que, quando a criança está com ambos os pés no chão, a água fique na altura do peito ou abaixo.
- A criança deve ficar longe dos ralos da piscina. Eles podem sugar cabelos, roupas e até mesmo partes do corpo, levando ao afogamento. Esse acidente é muito comum de acontecer no verão em piscinas que não estão com a manutenção em dia.
- Quando a piscina não estiver em uso, deixe-a coberta com a lona de proteção. Deixe a área cercada para que os pequenos não possam atravessar sem autorização. Além disso, remova os brinquedos do local para não chamar a atenção da criança.
Entendeu como escolher um óculos de natação infantil? Aproveite para conhecer todas as opções de boias e piscinas para a criançada se divertir!