Tabela de período fértil: como fazer a sua
A tabela do período fértil é essencial para quem está planejando engravidar ou para quem quer evitar uma gestação, além de ser um ótimo recurso para que a mulher conheça mais o seu corpo e fique atenta a sua saúde.
O período fértil é o momento do mês que a mulher está ovulando, o que ocorre por volta do 14º dia do ciclo menstrual, contando a partir do primeiro dia da menstruação.
É quando ela está apta a engravidar, caso tenha uma relação sexual sem o uso de métodos contraceptivos.
Além de levar em conta o dia da ovulação, o período fértil compreende também o tempo que o espermatozoide tem para fecundar esse óvulo, já que eles podem sobreviver no organismo feminino entre dois e cinco dias.
Por isso, o período fértil é o intervalo de seis dias que acaba no dia da ovulação.
Para aprender a calculá-lo corretamente, você precisa saber a duração exata do seu ciclo menstrual.
A maioria dura entre 28 e 31 dias, o que significa que no período entre o 14º e o 16º dia, a mulher está ovulando.
Para quem possui ciclo irregular, é muito mais difícil afirmar o dia da ovulação, e será preciso realizar a observação do ciclo ao menos seis meses antes de fazer uma média válida.
O cálculo necessita da ajuda de um calendário ou uma agenda para ser feito sem o risco de errar, pois são muitas datas que você vai precisar ficar atenta todos os meses.
Entre os dias para se destacar, estão o primeiro dia da menstruação, o dia da ovulação e os cinco dias anteriores a ela.
Sintomas do período fértil
Dor no baixo-ventre
Não é sentida por todas as mulheres, mas algumas podem perceber incômodos parecidos com cólicas que vão e vem na região pélvica. Isso acontece devido ao rompimento da estrutura que envolve o óvulo no ovário.
Libido aumentada
Fisiologicamente, ovular quer dizer que você está pronta para engravidar, logo, o seu apetite sexual aumenta. Além disso, o seu corpo libera mais feromônios, substâncias que atraem e excitam o seu parceiro, convidando-o para a relação sexual.
Secreção vaginal
Durante o período fértil, a mudança no muco vaginal é um sintoma visível da ovulação. Ela aumenta, fica semelhante à clara de ovo, um pouco elástica e não exala odor forte, facilitando o movimento dos espermatozoides no corpo feminino.
O melhor momento para fazer a observação é logo após o primeiro xixi do dia. Passado o período fértil, a secreção se altera.
Aumento da temperatura
A temperatura basal da mulher aumenta em torno de meio grau durante a ovulação.
No entanto, você só perceberá essa mudança se realizar a medição logo depois de acordar, antes mesmo de se levantar da cama, pois, enquanto você dorme, o seu corpo atinge o nível mais baixo de temperatura, e esta é a chamada temperatura basal.
Para medir, é preciso deixar o termômetro ao lado da cabeceira da cama e colocá-lo embaixo da língua diariamente, sempre no mesmo horário.
Anote os resultados e, ao fazer isso por mais de um mês, você identificará o seu período fértil, pois a temperatura se mantém elevada entre 0,2 a 0,5 grau Celsius por alguns dias.
Teste de ovulação de farmácia
O teste de ovulação, também conhecido como teste de fertilidade feminina, é uma boa opção para conferir o período fértil se você possui o ciclo irregular ou se não consegue se adaptar a outros métodos. Ele tem confiabilidade de 98% e custa em torno de R$ 30 nas farmácias e drogarias.
O teste é baseado na medição do hormônio luteinizante (LH), que atinge altos níveis quando a mulher está prestes a ovular.
No entanto, eles não confirmam se o óvulo realmente foi liberado nem se ele é saudável para ser fecundado, partes essenciais do processo reprodutivo.
Ele se assemelha a um teste de gravidez, e é feito a partir da coleta de uma pequena amostra de urina ou saliva, em que a tira reagente deve ser mergulhada por alguns minutos.
Se uma linha colorida aparecer, o resultado é positivo, e quer dizer que você ovulará em até 48 horas. Se não desenvolver nenhuma coloração, é negativo.