logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Sintomas de gravidez: como descobrir?

Sintomas de gravidez

Menstruação atrasada. O primeiro sintoma que indica a gravidez não é o único que o corpo da futura mamãe fornece, embora a maioria das mulheres perceba apenas em torno do segundo mês. Conhecer e aceitar o próprio corpo é a forma mais natural de reconhecer este presente, por isto, fique atenta a si mesma.

Há casos de mulheres que descobrem a chegada do bebê pouquíssimas semanas após a concepção. Também existem relatos de quem afirma que, logo após a relação sexual, foi capaz de sentir o bebê sendo concebido. Por outro lado, algumas mulheres só descobrem a gestação tardiamente ou na hora do parto, o que pode ser influenciado por uma série de razões.

Como cada ser humano é único, os indícios da gravidez vão variar de mulher para mulher. Nem todas sentirão os mesmos sintomas de gravidez, embora a ausência da menstruação seja comum a todas elas. No entanto, fique de olho, pois o fluxo mensal pode ser confundido com um breve corrimento menos intenso e mais claro logo nos primeiros dias da gestação.

Muitas outras mudanças acontecem no corpo das futuras mamães para abrigar o pequeno pelos próximos meses. Não se preocupe se não apresentar todos os sintomas de gravidez, pois geralmente não significa nada, embora só o seu médico possa determinar se está tudo bem ou se há alguma complicação.

ENJOO

Os famosos enjoos costumam ser sentidos principalmente pela manhã e diante das refeições no primeiro trimestre. Eles têm relação com um hormônio produzido pela placenta, o que é até positivo, pois indica que está tudo bem com o bebê. As náuseas podem vir de forma branda ou intensa, e algumas gestantes até perdem peso no início por ficarem com o estômago muito sensibilizado.

XIXI

Suas idas ao banheiro serão mais frequentes e você vai notar que pode até mesmo começar a acordar no meio da noite para esvaziar a bexiga. A vontade de usar o banheiro é causada devido à pressão que o útero faz neste órgão, além do aumento de líquido que circula pelo seu corpo durante a gravidez.

MAMILOS

A presença de alguns hormônios torna esta parte do corpo mais escurecida, inchada e sensível, principalmente em volta do bico do seu peito. As mulheres que têm a pele morena ou negra demoram mais para se dar conta deste sinal.

SONO

Mulheres no início da gestação realmente sentem mais sono e cansaço por causa da alta quantidade de hormônios, da pressão baixa e do metabolismo, que desacelera. Você vai passar o dia todo desejando ir para a cama e, mesmo se for dormir cedo, acordará com a sensação de cansaço.

PELE, UNHAS E CABELOS

Boa parte das grávidas passa os nove meses com pele, unhas e cabelos mais lindos do que nunca, então, aproveite! Mais uma vez, a causa é a quantidade de hormônios presente no organismo feminino.

CÓLICA

Cólicas uterinas podem acontecer durante a gestação, em especial nas primeiras semanas. Entretanto, elas são bem fracas, e dores muito fortes devem ser investigadas pelo médico. Estas dores ocorrem devido ao movimento de crescimento do útero para abrigar o bebê e, se você estiver grávida pela primeira vez ou tiver passado por uma cirurgia no órgão, tem mais chances de sentir.

DESEJOS

Os “inexplicáveis” desejos das grávidas são mais frequentes a partir da 12ª semana de gestação, quando a placenta passa a controlar os hormônios. Eles são capazes de oscilar as preferências e os gostos das futuras mamães, fazendo com que elas tenham vontade de comer alimentos que antes não gostavam ou preparar estranhas combinações na cozinha.

GRAVIDEZ SILENCIOSA

Sentir os sintomas da gravidez é a regra, mas existem exceções. Quando a gestação não dá indícios ou quando a mulher não os percebe até pelo menos 20 semanas, é um caso de gravidez silenciosa, que pode acontecer com uma em cada 500 mulheres.

A causa para este fenômeno varia. Pode ser desde gestantes que fizeram o teste de farmácia muito cedo ou de forma errada até aquelas que têm ciclo irregular ou não menstruam, inclusive quando tomam pílulas. Fisicamente, algumas gestantes não apresentam muitas mudanças e algumas pacientes bem magras, que mal têm barriga, podem estar em estágio avançado de gravidez.

A descoberta tardia da gravidez deixa as mamães espantadas e pode ser prejudicial para o pequeno. Além de toda a imprevisível carga emocional, a falta de um acompanhamento pré-natal cuidadoso e completo pode ser responsável por doenças e complicações no bebê, como HIV, anemia, hepatite e outras.

Apesar da falta de planejamento, a gravidez silenciosa não significa que a mulher não cuida da própria saúde e, por esta razão, não deve ser julgada. Se você conhece alguém que descobriu uma gestação avançada, ofereça suporte emocional e mobilize-se para ajudar com tudo o que a mamãe e o bebê vão precisar para os primeiros dias juntos.

Você também pode aproveitar a nossa calculadora de período fértil e entender como está o funcionamento do seu ciclo!