logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Saiba porque o berço portátil será o seu melhor amigo

berço portátil

O nome já diz tudo: o berço é o lugar onde seu filho vai tirar uma soneca e portátil porque as famílias podem levá-lo para qualquer lugar. Essa praticidade já é um companheiro fiel de muitas mamães, que muitas vezes preferem ter apenas esse tipo de berço ao invés de optar pelo tradicional de madeira.

Uma das principais vantagens do berço portátil é justamente essa possibilidade de movimentá-lo com facilidade. Famílias que viajam muito, crianças que passam muito tempo na casa da vovó e mamães que possuem pouco espaço dentro de casa podem aproveitar este item sempre que necessário. Além da portabilidade, ele costuma ser bem pequeno, um pouco maior que a bolsa do bebê, e fabricado por materiais leves. Por isso, pode ser transportado de lá para cá sem muito esforço para que o seu filho fique confortável onde quer que ele vá.

O berço portátil era conhecido como chiqueirinho ou cercadinho. Entre suas características, estão o fundo baixo, as laterais vazadas e a flexibilidade do produto. O tamanho é semelhante ao de um berço padrão e alguns modelos vêm com uma espécie de suspensão e colchão reforçado para não prejudicar as costas dos responsáveis e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade do sono dos pequenos. Mesmo assim, eles não são os modelos mais indicados para o uso frequente nem durante toda a noite, sendo mais recomendados para os cochilos durante as manhãs e as tardes.

As versões mais simples pesam em torno de 8 quilos, mas quanto mais recursos houver no berço escolhido para o pequeno, mais pesado ele tende a ser, o que pode ser uma desvantagem quando precisar carregar diversos itens ao mesmo tempo. Já o tempo de montagem e desmontagem é muito breve: em menos de um minuto o bebê já pode ser acomodado dentro do equipamento para uma soneca tranquila, e, quando ele acordar, será necessário mais um ou dois minutos para desmontar e guardar novamente esse aliado das mamães.

Como todos os itens que estarão em contato com o bebê, o berço portátil precisa ser antes de tudo, seguro. É por isso que os pais só devem adquirir um que seja certificado pelo Inmetro, pois isso quer dizer que o modelo atende as exigências de qualidade e segurança. Além disso, os papais devem ficar de olho em outros pontos de atenção antes de escolher o berço portátil para as crianças:

Tamanho e fixação do colchão

Os berços portáteis que possuem o colchão mais encorpado ou, no caso de pais que pretendem adquirir separadamente um colchão para este modelo, é preciso conferir se tudo está encaixado perfeitamente e se não há sobras entre as laterais do colchão e do berço. Também é necessário ter certeza de que o colchão está bem fixado na estrutura do berço. Os cuidados são essenciais para prevenir riscos de sufocamento, já que os bebês podem se mexer e chegar aos locais onde o revestimento é frágil.

Rodinhas e fundo travados

Alguns modelos de berços desmontáveis facilitam ainda mais o transporte porque possuem rodinhas, mas, assim como nos carrinhos de bebê, é preciso verificar se há travas firmes para que a cama não se movimente sozinha nem com os movimentos da criança. Durante a montagem, o fundo deve ficar bem travado, evitando que ele se feche bruscamente e machuque a criança.

Acessórios

Aqueles que vêm com acessórios como trocador, móbile, porta objetos e mosqueteiro precisam passar por uma inspeção, pois todos esses itens devem ficar longe das mãozinhas dos pequenos. Dessa forma, seu filho não vai conseguir fazer bagunça com o talco nem puxar a proteção e acabar se enrolando nela.

A polêmica do berço portátil

Assim como muitos outros produtos desenvolvidos especialmente para as crianças em seus primeiros meses de vida, o berço portátil também é alvo de desconfiança de muitos pais. Isso porque, há alguns anos, o Inmetro proibiu a venda de alguns modelos e a mídia explorou o caso de um bebê que quase sofre um acidente fatal devido ao tamanho errado do colchão utilizado. É por isso que todos os itens para o seu filho precisam ser muito bem escolhidos!

Depois dessa tragédia, o Inmetro acabou reformulando seus critérios de verificação de segurança para os berços, sejam eles portáteis ou não. Agora, qualquer modelo que possua mais de 30 milímetros (3 centímetros) de espaço entre a lateral do colchão e do berço estão proibidos de ser comercializado e, no caso dos berços que não incluem o colchão, o modelo a ser utilizado separadamente deve vir especificado no manual de instrução do equipamento.

Para o uso do berço desmontável, os pais devem seguir as mesmas recomendações da versão tradicional, como não adicionar brinquedos e cobertores em seu interior, além de supervisionar o sono do bebê sempre que possível. O cuidado extra com esse tipo de berço fica por conta da montagem correta, com auxílio do manual, pois qualquer alteração pode ser prejudicial para a criança.

Como toda escolha para o seu bebê, o berço portátil precisa ser muito bem analisado antes de optar pela compra. Vale pensar não só sobre a efetividade com a qual será usado, mas também sobre as recomendações de segurança, já que nenhuma mãe quer ver o sono do filho interrompido por este item que deveria ser o melhor amigo.

Aproveite para conhecer todas as opções de berço portátil da Alô Bebê!