logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Receitas de papinha

A papinha é fundamental para o bebê na transição da fase da amamentação para a alimentação, pois é uma fonte de nutrientes e vitaminas ideal para ele crescer saudável.

Os pequenos devem começar com a papinha só a partir dos 6 meses, pois até este período a amamentação materna oferece tudo o que o bebê precisa. Confira duas receitas de papinhas, fáceis de fazer e muito gostosas.

Papinha de feijão

Ingredientes: 85 gramas de feijão, 2 colheres (chá) de suco de limão e 1 tira de alga kombu de 8 cm x 5 cm.

: Coloque o feijão de molho em água filtrada com o suco de limão, cubra e deixe até o dia seguinte.

: Escorra e lave o feijão. Coloque na panela de pressão, acrescente 570 ml de água filtrada e deixe ferver por dez minutos em fogo alto. Retire a espuma formada na superfície, junte a alga e tampe. Cozinhe em fogo baixo por 35 minutos, até amolecer. Retire a alga. Se a jarra de seu liquidificador for plástica, espere o feijão esfriar antes de prosseguir.

: Bata o feijão com o caldo do cozimento no liquidificador por 1 minuto, até ficar homogêneo. Se preciso torne a esquentar, para servir morno.

Preparo: 5 minutos, mais o tempo da demolha.

Cozimento: 45 minutos.

Conservação: 3 dias na geladeira ou 3 meses no freezer, congelada em cubos.

Dica: acrescentar kombu, uma alga repleta de vitaminas e minerais, e gotas de limão ao preparo das leguminosas facilita a digestão.

Papinha de arroz

Ingrediente: 100 gramas de arroz branco

: Leve o arroz ao fogo com 400 ml de água filtrada. Após abrir fervura, tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos, até amolecer bem. Se a jarra de seu liquidificador for plástica, espere esfriar antes de prosseguir.

: Bata o arroz no liquidificador por 1 minuto até ficar pastoso. Se preciso torne a esquentar, para servir morno.

Preparo: 5 minutos.

Cozimento: 30 minutos.

Conservação: Um dia na geladeira ou 1 mês no freezer, congelada em cubo.

Um dica: O arroz comum é um alimento pouco alergênico e não agride o trato digestivo. É ideal quando a criança enfrenta um desarranjo intestinal.

Fonte: Deliciosas receitas para bebês e crianças/ PubliFolha