logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Quarto de bebê - tudo que você precisa saber

Os nove meses de gravidez são repletos de preparativos, desde o enxoval a organização do chá de bebê, passando pela decoração do quarto do bebê. Sim, é muita coisa! Mas com calma e a ajuda da amigas, da vovó e também do futuro papai, vai dá tudo certo. A primeira regra é não se estressar e curtir muito esse período, aproveite para conhecer todas as coisinhas de bebê, são apaixonantes e lindas!

Bom, mas o assunto é o quarto do bebê, o primeiro passo é saber o espaço que tem disponível, não se preocupe se não tiver uma grande área, mesmo cômodos menores podem ser bem confortáveis. Quando sair à procura de móveis e objetos de decoração prefira cores mais suaves e delicadas para proporcionar um ambiente tranquilo, que é tudo que o pequenino precisa, principalmente em seus primeiros dias.

Móveis para o quarto do bebê

Os móveis para o quarto do bebê são basicamente o berço, uma cômoda com trocador e uma poltrona para amamentação, mas para quem desejar algo mais completo um guarda-roupa e uma caminha também podem fazer parte do quartinho.

Mas a escolha dos móveis vai muito além da beleza ou da preferência por determinada cor, o principal ainda é a segurança. O berço precisa ser certificado pelo Inmetro, ter cantos arredondados e a distância máxima entre as grades deve ser de até 6,5 centímetros. A tinta usada em todos os móveis deve ser atóxica e antialérgica. O ideal é que a cômoda tenha um espaço para trocador, assim fica mais fácil e confortável para a mamãe e papai.

Decoração do quarto do bebê

É preciso cautela na hora de escolher a decoração do quarto do bebê, mas isso também não significa que será necessário optar pelos tradicionais rosa e azul, é possível inovar sim, lilás, verde, branco e amarelo, por exemplo, são cores suaves, pelo menos nesse momento é melhor fugir de cores fortes como laranja, vermelho e preto. Muitos elementos decorativos deixam o ambiente carregado demais e podem dificultar a circulação e acesso aos itens que são necessários para o dia a dia.

Resista a tentação e não coloque muitos brinquedos no quarto, o recém-nascido não vai utilizá-los ainda e além disso acumulam muito pó, principalmente os bichinhos de pelúcia. Um móbile para berço pode ser usado, é um brinquedo que estimula a percepção visual, além de entreter o bebê, mas assim que ele conseguir ficar sentado é hora de retirá-lo para evitar acidentes. Sabe aquele lindo enfeite de porta de maternidade? Use-o agora na porta do quartinho!

Iluminação do quarto do bebê

Como o bebê vai ficar muito tempo deitado o ideal é que ele não receba luz direta e também não seja forte, por isso não deixe o berço logo abaixo da lâmpada ou lustre.

Acessórios para o quarto do bebê

Escolhido os móveis, as cores da decoração e com uma iluminação adequada, chegou a hora de escolher os acessórios para o quarto do bebê. Os lençóis para berços são necessários para trazer mais conforto ao bebê, escolha aquele 100% algodão, mais macios ao toque. Os kits de higiene, com recipiente para água e algodão serão muito úteis na hora de trocar a fralda, deixe-o em cima da cômoda. Para os pais que gostam de todas as peças combinando, a dica é visitar a página de enxoval de bebê coordenado, tem várias opções.

O fundamental para o quarto do bebê é o conforto, segurança e tranquilidade, se quiser coloque um aparelho de som para tocar musiquinhas próprias para bebês, irá criar um clima de aconchego bem gostoso. Prepare tudo com muito carinho, porque o bebê vai sentir o clima de amor no cantinho que foi criado para ele!