logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Qual travesseiro para bebê é o ideal?

 

Criar um ambiente seguro e confortável para que o bebê possa dormir e os papais possam descansar é um verdadeiro desafio. E é por isso que é tão importante contar com os itens certos para esse momento, como o travesseiro.

Até o sexto mês de vida, o bebê não deve usar travesseiro, e sim dormir em superfícies firmes e retas, de barriga para cima, para evitar a síndrome da morte súbita e para que pescoço e coluna possam se desenvolver corretamente. Não se preocupe, ele ficará bem confortável assim!

Após esse período, você pode introduzir o travesseiro no berço. Para acertar na escolha, é essencial ter alguns cuidados:

Travesseiros finos e pequeno

O ideal é que o bebê durma sobre um travesseiro fino e pequeno. Essa opção não irá prejudicar a respiração do bebê, desalinhar a sua coluna e o seu pescoço ou sufocá-lo, pois a cabecinha do pequeno não corre o risco de ir afundando no travesseiro.

Proteção conta agentes nocivos

Adquira apenas travesseiros que possuam proteção contra ácaros e bactérias, que podem causar alergias nos bebês. Atualmente, o que há de mais moderno no mercado é o enchimento com íons de prata, que elimina os agentes nocivos sem prejudicar a saúde do pequeno.

Enchimento antissufocante

Um travesseiro antissufocante possui furos em locais estratégicos que permitem que o pequeno respire normalmente, independentemente de sua posição na hora de dormir. Se não houver uma indicação do pediatra, esse é o modelo adequado para o pequeno.

Travesseiro antirrefluxo

Esse tipo de travesseiro deve ser usado apenas se o pediatra prescrever. Sua posição levemente inclinada previne o refluxo devido a ação da gravidade, auxiliando o seu bebê a dormir melhor e na posição correta.

Na dúvida, peça ajuda

Se você tiver dúvidas na hora de escolher o travesseiro, a melhor pessoa para auxiliar é o pediatra. O profissional também poderá endossar a sua compra, basta levar o item até o consultório e, se necessário, fazer a troca posteriormente.

A partir dos dois anos de idade, o bebê geralmente pode utilizar um travesseiro similar ao dos papais. No entanto, quem define se está na hora da mudança ou não é o pediatra que acompanha o desenvolvimento do pequeno.

E não é só durante a compra que o travesseiro do pequeno precisa de cuidados especiais. Todos os itens que ficam no berço do seu filho precisam de manutenção adequada para que continuem proporcionando um sono de qualidade:

- Semanalmente, coloque o travesseiro do seu filho para tomar um pouco de sol. Prefira o início da manhã ou o final da tarde para evitar o ressecamento do produto, sempre o colocando sobre um apoio limpo.

- O colchão também deve ir ao sol ao menos duas vezes por mês. Deixe-o por um período mais longo que o travesseiro, sempre apoiado em um local higienizado. Se a fralda vazar ou se o pequeno estiver na época do desfralde, coloque o colchão ao sol imediatamente.

- Preste atenção às instruções de lavagem nas etiquetas dos travesseiros e das roupas de cama do bebê. Alguns tipos de travesseiros não podem ser lavados à máquina.

- Para a lavagem, use um produto indicado para as roupas infantis, que são hipoalergênicos, dermatologicamente testados, com pH balanceado e odor suave, muito mais seguros para o pequeno.

- Evite torcer as roupas de cama. Como elas são feitas de tecidos naturais, suas fibras podem se romper, diminuindo a qualidade do produto e incomodando o bebê no berço.

- É muito importante passar os lençóis, mas em temperatura baixa. O ferro ajudará a eliminar agentes nocivos que tenham sobrevivido à lavagem.

Aproveite para conhecer todos os itens para um deixar o quarto do bebê completo