Praia: brinquedos e dicas importantes para curtir com a garotada
A praia, é um dos ambientes favoritos dos pequenos. Isso porque, além de possuir um imenso espaço ao ar livre, também funciona como playground. Lá, há elementos para estimular a imaginação e dos quais toda criança ama brincar: areia e água. É possível construir castelos, nadar, cavar buracos, procurar conchinhas, etc.
Não esqueça do protetor solar e hidratação
A proteção solar das crianças deve ser uma das principais preocupações dos pais durante a viagem. O protetor solar deve ter o Fator de Proteção Solar (FPS) superior a 30 e deve ser aplicado de duas em duas horas, mesmo se a criança não quiser passar o produto.
Outra dica importante para proteger seu filho do sol é a regra da sombra: se a sombra do seu corpo no chão for menor do que a sua altura, a criança não deve ficar exposta aos raios solares, pois o sol está a pino.
Hidratar o pequeno com água ou água de coco é fundamental, devido às altas temperaturas desta época do ano e também pelo fato de que as crianças suam e brincam muito quando estão na praia. Os líquidos devem ser ingeridos a cada trinta minutos, mas evite sorvetes e refrigerantes em excesso. Além disso, é recomendável levar comida de casa para oferecer aos pequenos ao invés de comprar alimentos de barracas ou de ambulantes, que podem ter origem duvidosa.
Objetos que não podem faltar
Nosso primeiro impulso é carregar a “casa nas costas”, toda vez que decidimos sair com as crianças. Para te ajudar a carregar somente o necessário e ainda assim não esquecer de nada, segue a lista de itens indispensáveis:
- Guarda-sol e cadeiras de praia (algumas praias alugam esses itens).
- Toalhas para as crianças se enrolarem.
- Muda de roupa para as crianças, incluindo calcinha ou cueca.
- Para bebês ou crianças pequenas, piscina inflável.
Alimentação na praia
Uma vez que você se acomodou na praia, com certeza não gostará de levantar para buscar o que comer. E praia dá muita fome! Por isso, leve lanches, bebidas e água. Use bolsas ou caixas térmicas para que seus alimentos sejam conservados por mais tempo.
Não leve alimentos que possam estragar com rapidez. Além disso, o ideal é que sejam práticos para comer: frutas e lanches leves são a melhor opção.
Cuidados na areia e no mar
Permita que o pequeno brinque na areia, com os brinquedos de praia mas fique atento, pois os banhistas que estão correndo ou praticando esportes podem esbarrar no seu filho. Se isso acontecer, verifique se a criança está machucada e precisa de cuidados, e, em caso negativo, continue a se divertir. Observe se a região está limpa, sem cocô de animais ou lixo à vista, para que o pequeno não tenha contato com esse tipo de material que pode causar doenças.
Os pequenos também adoram brincar no mar, mas as águas são perigosas para crianças desacompanhadas de qualquer idade. Por isso, sempre que o seu filho quiser entrar, reveze com o papai, e fiquem próximos à criança o tempo todo. Se o seu filho ainda é pequenino, aproveite para molhar o pezinho dele quando a água estiver calma e não tão gelada ao invés de levá-lo para um mergulho.
Brinquedos para os pequenos
Parte importante para o entretenimento, os brinquedinhos de praia são os responsáveis por auxiliá-los nas brincadeiras. Confira algumas sugestões na Alô Bebê: