Pensando em comprar um triciclo? A Alô Bebê ajuda a escolher o ideal
Um dos brinquedos mais tradicionais quando o bebê começa a crescer é o triciclo. Ele é um bom ajudante para o desenvolvimento psicomotor dos pequenos, mas, antes de efetuar a compra de triciclo, é melhor dar uma olhada no guia que preparamos!
Ao começar a pedalar e se deslocar sobre rodas, os pequenos têm muito a aprender. Com o triciclo, eles vão tonificar os músculos das pernas e aumentar a coordenação de pernas, braços e da visão, o que é essencial para a aquisição de habilidades motoras.
Além disso, as crianças desfrutarão de uma sensação gostosa de autonomia e independência, vão exercitar o foco e a atenção, terão mais disciplina, se sentirão mais seguras e autoconfiantes e poderão integrar-se com outras crianças.
Esse brinquedo, com certeza, fez parte da infância dos papais. Você deve, inclusive, ter algumas fotos estreando o seu triciclo, e será uma delícia compartilhar essas memórias com os seus filhos e participar desse momento de evolução dos pequenos.
Entretanto, lembre-se que para fazer a compra de triciclo é preciso pensar muito bem sobre ela, considerando:
A idade da criança
Um bebezinho de apenas alguns meses não conseguirá aproveitar o triciclo, enquanto que uma criança que já domina os movimentos vai preferir uma bicicleta. Mas a partir dos 9 meses já existem modelos para os pequenos.
Já a partir dos 2 anos e meio, as crianças começam a controlar sua coordenação motora e passam a realizar movimentos para desenvolver integralmente o corpo. O triciclo servirá como um complemento desse processo.
O espaço para a brincadeira
Como qualquer brinquedo sobre rodas, o triciclo vai demandar um espaço mínimo para que o seu filho possa pedalar explorando diversas velocidades e direções. Por isso, pense bem sobre o local em que ele poderá brincar.
Se você mora em um apartamento pequeno, considere levar a brincadeira para o playground. Se você não tiver acesso a esse espaço, pense em alternativas como a casa da vovó, a casa de praia ou parques e praças da cidade.
O preço do triciclo
O preço é um fator importante na decisão de compra do triciclo, porém é válido lembrar que a segurança deve vir em primeiro lugar, por isso, não opte apenas pelo mais barato, mas também aquele permitirá uma brincadeira tranquila e segura. Bons modelos de triciclo custam entre R$170,00 e R$600,00.
O que o triciclo oferece
Os triciclos mais tradicionais possuem apenas o assento, o guidão e os pedais, além das rodas. Eles podem ser coloridos ou com temáticas de personagens, por exemplo.
Já os mais modernos podem incluir alça para que os adultos guiem os pequenos, tapa sol, guarda-volumes, apoio para as costas, buzina e uma série de outros acessórios. Considere se esses elementos extras serão realmente úteis para a família antes de investir nesses modelos, que são mais caros.
A segurança do brinquedo
Por se tratar de um veículo que vai permitir que as crianças se movimentem sozinhas, os papais e mamães devem estar atentos para que nenhum acidente aconteça. Portanto, adquira apenas produtos que possuem o selo de certificação do Inmetro (Instituto de Metrologia).
O selo do Inmetro garante que o triciclo é feito de material resistente e atóxico e que possua uma forma de ser freado. Além disso, para que a brincadeira seja segura e saudável, os pequenos devem brincar conforme as orientações do manual de instruções.
A montagem do triciclo
Os modelos de triciclos mais robustos podem precisar de montagem em casa. Para fazer isso corretamente, é imprescindível seguir à risca o manual de instruções. Evite improvisações caseiras que podem reduzir a qualidade do brinquedo e expor a criança a perigos.
Se você tiver dificuldade para realizar a montagem ou se perceber que alguma parte não aparenta ser segura, entre em contato imediatamente com o fabricante e não deixe o seu filho iniciar a brincadeira.
Gostou dessas dicas para compra do triciclo? Aproveite para seguir nossas redes sociais (Facebook e Instagram) e acompanhar mais dicas e informações!