logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Os brinquedos indicados para cada idade: 1, 3 e 5 anos

brinquedos para bebê

Os pequenos adoram brinquedos e os papais também deveriam gostar deles. Além de entreter e divertir, brinquedos indicados para cada idade acompanham o pequeno em cada fase da vida, auxiliando o desenvolvimento infantil.

Todas as crianças podem se beneficiar quando brincam com brinquedos. Com eles, os pequenos desenvolvem seus movimentos, seu raciocínio, sua personalidade, sua autonomia e, ainda, experimentam emoções e situações que ainda vão vivenciar muito!

As brincadeiras são tão importantes para os pequenos que elas estão garantidas pela Declaração Universal dos Direitos das Crianças da ONU. O “Princípio VII - Direito à educação gratuita e ao lazer infantil” diz que as crianças devem desfrutar plenamente de jogos e brincadeiras orientados para a educação.

Os brinquedos que você oferece ao seu filho precisam ser muito bem avaliados para que possam atingir o seu potencial, desenvolvendo as capacidades propostas. Há brinquedos indicados para cada idade, que você conhece a seguir.

<h2>1 ano</h2>

Ao longo do seu primeiro ano de vida, o bebê já aprendeu a se sentar, a engatinhar (ou até mesmo andar), a agarrar objetos e a interagir ativamente com outras pessoas.

É uma fase de exploração, portanto, brinquedos como o móbile no berço já não são mais interessantes para os bebês. Nessa fase, os melhores brinquedos são aqueles que estimulam os sentidos e que aprimoram a coordenação motora.

Brinquedos de cores vivas, com texturas diferentes e que fazem barulho vão agradar os pequenos nessa faixa etária. Bolas, pelúcias, bonecos de tecido, instrumentos musicais, brinquedos de empurrar/puxar e livros interativos são ótimos brinquedos para o bebê.

O cuidado ao escolher os itens deve ser redobrado nessa idade. Os brinquedos devem ser preferencialmente macios e leves, sem muitos detalhes que possam incomodar ou machucar os bebês. Além disso, as peças pequenas estão proibidas, devido ao risco de o bebê colocá-las em orifícios do corpo.

<h2>3 anos</h2>

Conforme crescem, os pequenos refinam cada vez mais seus movimentos e é quase impossível que parem quietos. Eles também gostam de imitar os adultos, começam a usar a imaginação e a desenhar rostos e pessoas.

Elas estão passando por um intenso desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. São muitas novidades e mudanças que nem sempre são bem recebidas pelas crianças. Portanto, o apoio das pessoas que elas amam é essencial para que elas possam desfrutar ao máximo dessa fase.

Para acompanhar esse desenvolvimento, brinquedos como fantasias, fantoches, super-heróis, massinha, blocos de montar, comidinha, bicicleta e livros de colorir são os mais adequados.

Nessa idade, os pais ainda devem ficar atentos aos brinquedos que contêm partes pequenas. Além disso, os crianças se tornam cada vez mais curiosas, e podem colocar o dedinho em locais perigosos, como a roda da bicicleta em movimento. Sempre supervisione as brincadeiras!

<h2>5 anos</h2>

Dos três até os cinco anos, muita coisa muda na vida de uma criança! Agora, todos os seus movimentos são bem apurados e ela consegue até mesmo escrever o próprio nome. Nessa idade, os pequenos começam a resolver problemas simples, a expandir a memória e a se relacionar com outras crianças.

Elas adorarão brincar com brinquedos que as desafiem e permitam soltar a criatividade, como kits de arte, pular corda, quebra-cabeças simples, jogos com letras, artesanato e esportes como boliche e futebol. Para os livros, prefira aqueles que traduzem coisas complexas para o universo infantil.

A socialização é muito importante nessa idade. Seu filho deve brincar com os amiguinhos, pois, dessa forma, ele aprenderá a se relacionar com pessoas fora do círculo familiar, a compartilhar seus brinquedos e experiências e aprender com vivências diferentes.

Após a brincadeira, as crianças devem ser responsáveis por guardar e organizar seus brinquedos, respeitando as regras estipuladas pelos pais. Elas já são perfeitamente capazes de fazer isso sem a supervisão de um adulto.

<h2>Segurança como prioridade</h2>

É claro que os brinquedos indicados para cada idade são adequados para os pequenos. No entanto, eles também precisam ser seguros para que a brincadeira não acabe de forma trágica.

Ao adquirir os brinquedos para o seu filho, confira se eles levam o selo de conformidade no Inmetro (Instituto Brasileiro de Metrologia). O selo garante que os itens foram testados e aprovados por laboratórios confiáveis, e pode ir para as mãozinhas da criança sem riscos para a saúde e para a integridade física.

O Inmetro também recomenda que os pais nunca adquiram brinquedos no comércio informal e exijam sempre a nota fiscal do produto. Além disso, cuidado com as embalagens que podem asfixiar e/ou apresentar partes metálicas e tintas inadequadas para as crianças.

Antes de iniciar a diversão, leia as instruções de uso e a faixa etária indicativa do brinquedo, que orientam o uso seguro do produto.

Se você identificar algum problema com o brinquedo do seu filho ou tiver prejuízo econômico e social, notifique o Inmetro, contribuindo para reduzir o número de acidentes e para revisar as normas e regulamentos técnicos no futuro.

Agora que você já sabe como escolher brinquedo do idade, aproveite para conhecer todos os benefícios dos tapetes infantis