No calor posso dar mais de um banho no bebê por dia
Vivemos em um país tropical, onde as altas temperaturas dominam quase o ano inteiro. Por isso, muitas mamães e papais se perguntam se é necessário dar mais de um banho nos bebês durante os períodos de calor.
Os hábitos de dar banhos nas crianças mudam de país para país. Na Inglaterra, por exemplo, é comum dar o primeiro banho da criança apenas após a queda do cordão umbilical! Já nos Estados Unidos, muitas mamães optam por dar banho em seus filhotes em dias alternados.
No Brasil, costumamos dar banhos nos bebês diariamente. Não há nenhum problema com isso, já que os banhos têm outras funções além da higiene e da limpeza: eles ajudam a relaxar o bebê e, no calor, são importantes para deixá-lo refrescado. Além disso, o banho é um momento muito marcante entre os pais e o bebê.
Confira abaixo algumas dicas sobre os banhos nos bebês e saiba como deixá-los mais frescos durante as altas temperaturas. Então, banheira a postos e vamos a algumas dicas interessantes.
Não há um limite recomendado de banhos no bebê, por dia
Normalmente, um banho por dia é o suficiente para manter o bebê limpo. Mas, com o calor, não há problema em dar dois banhos. Neste caso, o segundo pode ser dado apenas com água para não ressecar a pele do pequeno.
Mantenha o bebê hidratado
Para manter o equilíbrio na pele do seu filho, é recomendado hidratá-la após o segundo banho do dia. Aposte em óleos neutros e faça uma massagem relaxante no pequeno.
Isso garantirá que sua pele se mantenha hidratada e com sua lubrificação natural, evitando ressecamentos.
Além da pele, também é possível regular a hidratação do bebê por meio da alimentação. Até os seis meses de idade, o leite materno cumpre essa função.
Após esse período, é importante garantir que seu bebê também consuma água e frutas frescas entre as mamadas.
Para saber quais são as quantidades corretas de água e frutas que seu bebê deve ingerir para se manter hidratado, vale ver se o xixi na fralda está mais amarelado que o de costume.
Neste caso, aumente um pouco a quantidade de água dada para o pequeno.
Lembre-se sempre de também consultar o médico pediatra em caso de quaisquer dúvidas sobre como manter o seu neném hidratado durante períodos de temperaturas mais elevadas.
Banhos à noite podem refrescar o bebê
Assim como o calor pode deixar os adultos incomodados, os bebês também sofrem com o aumento de temperaturas.
Tomar um banho antes de dormir, durante a noite, pode ser muito relaxante e refrescante para o pequeno, pois eles tendem a se mexer menos enquanto dormem e a temperatura corporal também cairá durante a noite.
Escolha um horário em que os pais estejam descansados
Dar um banho por dia em um bebê não é uma tarefa simples - imagine, então, durante os períodos mais quentes, em que temos o hábito de dar dois banhos nos pequenos!
Por isso, prefira dar banho no seu bebê em um horário em que você se sinta descansada e tenha total disponibilidade para isso. Assim, a tarefa ficará mais simples e organizada - e seu bebê poderá tirar o máximo possível de proveito desse momento de relaxamento.
Aposte em roupas leves, claras e de tecidos finos>/h2>
Após os banhos, as roupas que seu bebê usa durante os períodos mais quentes do ano influenciará a forma como ele se sentirá. Por isso, aposte em cores claras e tecidos leves e finos, como algodão ou malha.
Em dias mais quentes, inclusive, você pode deixar o seu neném só de fralda, assim ele se vai se sentir mais relaxado. Apenas se certifique que não há nenhuma corrente de ar no ambiente.
Fique de olho aos sinais que seu bebê dá
Bebês muito agasalhados podem apresentar hipertermia, ao passo que bebês pouco agasalhados podem ficar hipotérmicos. A observação cuidadosa dos sinais apresentados pelo pequeno também valem para períodos de muito calor.
Então, fique de olho em sinais como suor, vermelhidão e irritabilidade - isso pode dizer que o pequeno está com calor. Se os lábios estiverem trêmulos ou se seu peitinho estiver gelado, pode ser que o bebê esteja com frio, mesmo durante as altas temperaturas.
Ventiladores estão liberados no quarto do bebê, desde que sigam alguns cuidados
A temperatura no quarto do seu pequeno também influencia o quão confortável ele pode se sentir durante o verão. O ambiente não deve estar nem muito quente, nem muito frio - uma temperatura em torno de 25º C é o mais adequado.
Se achar que ainda está muito quente no quarto do pequeno, use um ventilador - mas certifique-se de que o item esteja limpo e que os jatos de ar não atinjam diretamente o pequeno.
Aproveite para conhecer todas as nossas opções de banheiras para bebês!