Móveis para bebê e dicas para montar o quarto do pequeno
Preparar o cantinho do bebê na sua casa é um dos momentos mais importantes da maternidade. É quando a família pensa em cada detalhe com muito amor para receber a criança e começa a adaptar sua realidade para a chegada do novo membro.
O mais importante para o quarto é que ele atenda às necessidades da criança. Assim, alguns itens são essenciais, como o berço, a cômoda ou guarda-roupa, o trocador e um espaço para brincar. Já a cadeira de amamentação, por exemplo, nem sempre é tão útil, pois será usada por pouco tempo, e, muitas vezes, a mamãe vai preferir amamentar em outro cômodo da casa.
Já a temática da decoração parece ser mais importante para agradar a família, mas a verdade é que os pequenos também podem se beneficiar com ela. Cores que se destacam, estímulos sonoros e liberdade de movimentos vão ajudar seu filho a se desenvolver, por isso, capriche no estilo!
A decoração do quarto não precisa ser feita de acordo com o sexo do bebê, assim que as crianças crescerem um pouco você terá que adaptar o espaço e, para evitar o retrabalho, é melhor investir em opções que possam acompanhar as etapas de sua vida sem perder o charme. Se outra grande modificação não for um problema para a família, dá para ousar na decoração com ideias criativas e diferentes.
Os meses de gestação são bastante agitados e, para montar um quartinho especial, é preciso planejar tudo com antecedência para que a criança não seja recebida em um local despreparado para as suas necessidades. Por isso, desde a descoberta da gravidez, a mamãe e o papai já precisam começar a se preocupar com o quarto, buscando referências de decoração, pesquisando preços e fazendo a medição do espaço.
Ao longo da gravidez, vá orçando os itens e comprando tudo aos poucos para evitar um rombo na conta bancária, mas deixe as peças muito grandes, como a cômoda e o berço, para serem adquiridas após as obras e a pintura, lá pelo quarto ou quinto mês. Quando pisos e paredes estiverem prontas, comece a montar tudo, deixando os enfeites e detalhes para os meses finais. O último trimestre deve ser dedicado a limpeza e organização do espaço, inclusive do banheiro que será usado pelo herdeiro.
Móveis para o quarto do bebê
Os móveis para o quarto do bebê são basicamente o berço, uma cômoda com trocador e uma poltrona para amamentação. Para quem deseja algo mais completo, um guarda-roupa e uma caminha também podem fazer parte do quartinho.
Mas a escolha dos móveis vai muito além da beleza ou da preferência por determinada cor, o principal ainda é a segurança. O berço precisa ser certificado pelo Inmetro, ter cantos arredondados e a distância máxima entre as grades deve ser de até 6,5 centímetros. A tinta usada em todos os móveis deve ser atóxica e antialérgica. O ideal é que a cômoda tenha um espaço para trocador, assim fica mais fácil e confortável para a mamãe e o papai.
Escolhendo o berço ideal
Há diversos modelos de berços no mercado, para todos os gostos e bolsos, mas um quesito fundamental na escolha é a segurança do móvel. Os berços infantis que são fabricados no Brasil ou os importados, desde 2012, devem cumprir os requisitos do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) e desde 2014 podem ser comercializados somente os modelos que possuem o selo de garantia.
Entre as especificações de segurança, está o espaçamento máximo nas grades, que deve ser de até 6,5cm entre uma e outra, para evitar que o bebê coloque sua cabeça no vão. Outra determinação é a distância entre o estrado e as laterais do berço, que não deve ultrapassar 2,5cm, evitando assim que o bebê prenda as mãos e pés.
Ao escolher seu modelo de berço preferido, observe os itens de segurança e o conforto que o produto oferece ao bebê, assim, é possível fazer uma boa aquisição.
Berços práticos para os papais
Berço para bebê com cômoda
Para o quarto do bebê que não dispõe de muito espaço, a solução pode ser um berço com cômoda. Em um único móvel você tem duas peças importantes para o dia a dia da família, a “caminha” do bebê e o local para guardar suas roupinhas.
Outra vantagem desse modelo é usar a parte de cima da cômoda como trocador, deixando tudo mais fácil na hora de trocar o bebê.
Berço que vira caminha
Como o bebê cresce muito rápido o berço perderá sua utilidade, tendo a necessidade de comprar uma cama. Diante dessa situação, um móvel que vem despertando interesses das mamães e papais é o berço que vira cama. Enquanto o bebê é pequenino é usado na posição berço, quando ele ficar maiorzinho estará na hora de alterar para o modo caminha. Essa dupla função do berço faz com que a vida útil do móvel seja mais longa representando economia para a família.
O kit berço também é importante
O kit berço é um acessório para deixar o quartinho do bebê mais bonito e aconchegante. Com estampas e cores delicadas deixam o ambiente super fofo.
O kit normalmente vem com 6 peças: dois protetores laterais, uma cabeceira, um edredom, um trocador e uma almofada. Os pais podem escolher modelos que combinem com a decoração do quarto, como de ursinhos, animais, florzinhas, carrinhos, barquinhos e até ovelhas. Basta soltar a imaginação e decidir as figuras que seu bebê vai gostar mais.
Além do quarto ficar mais acolhedor, o kit berço deixa seu pequeno seguro e confortável. Ele protege o bebê de prender as mãos nas grades do berço, bater na cabeceira e outros acidentes. Alguns bebês têm o sono agitado, e esses protetores evitam que eles se machuquem.
Na loja virtual da Alô Bebê você encontra os principais itens para o quartinho do bebê. Confira!