logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Mochila-guia: mais segurança para os passeios

mochila-guia frozen

Encare o fato: as crianças são exploradoras e curiosas por natureza e, em um lugar onde tudo é novidade, nem mesmo a mais obediente delas vai resistir em sair correndo, colocando em risco a sua segurança. É aí que entra a mochila-guia!

Basicamente, a mochila-guia é uma mochila comum, na maioria das vezes menor do que aquelas utilizadas para ir à escola, com estampas que as crianças adoram, e que possui uma guia removível ligando a mochila à mão de um adulto responsável. Ela pode ser usada desde quando o pequeno começa a andar.

Esse acessório para pais e crianças ainda não é tão comum no Brasil, mas nos Estados Unidos e na Europa, os adultos não hesitam em colocar a mochilinha onde quer que estejam com a criança, garantindo sua segurança.

De acordo com dados oficiais, por ano, 40 mil crianças e adolescentes desaparecem no Brasil. Só no estado de São Paulo, 9% dos desaparecidos são crianças de 0 a 11 anos. No caso de crianças, muitas desaparecem devido a sequestros para adoção ilegal e exploração sexual, principalmente em locais de grande circulação de pessoas, como aeroportos e rodoviárias.

As crianças também podem desaparecer da vista dos pais por motivos muito mais banais. Praticamento todos os pais e mãe têm uma história para contar do dia que o pequeno se escondeu entre as prateleiras do mercado ou saiu correndo no shopping ao ver a área de playground.

Basta um segundo de distração para que uma criança desapareça. E quando os adultos estão fazendo e pensando em outras coisas, eles não conseguirão se dedicar 100% a cuidar do pequeno, abrindo brechas para que um susto ou uma história muito triste ocorra.

Uma solução encontrada pelas marcas de produtos infantis foi a mochila-guia, que pode ajudar os pequenos a se manterem seguros juntos de quem mais os amam: os papais! Conheça esse produto:

<h2>Segurança</h2>

mochila-guia frozen

O principal benefício da mochila-guia é permitir que as crianças fiquem seguras quando estão fora de casa. Com uma guia de cerca de um metro, o adulto que estiver conduzindo o passeio poderá manter o pequeno sempre por perto.

A maioria desses produtos conta com alças nos ombros e também uma faixa para prender no peito da criança, impedindo que ela tire a mochila com facilidade quando quiser sair da vista dos responsáveis.

<h2>Praticidade</h2>

Além de contar com a função extra da guia, o item é uma mochila comum. Ela será uma verdadeira companheira dos pequenos quando eles já não precisarem mais da grande mala do bebê.

Dentro da mochila, você pode colocar água, um lanchinho e o brinquedo favorito do pequeno. Também tem espaço para um casaco, caso o tempo mude de repente.

<h2>Flexibilidade</h2>

A guia pode ser facilmente removida da mochila e guardada na sua bolsa, permitindo que o pequeno utilize a mochila quando vai visitar um amiguinho, por exemplo, sem o risco de se enroscar e se machucar na guia.

<h2>Múltiplas crianças</h2>

A mochila é ideal para quem tem mais de um filho na faixa etária “exploradora”. Ao usar a mochila-guia em todos, você poderá levá-los para um passeio em segurança, sem perder nenhum de vista, e ainda ficará com uma mão livre para mexer no celular, realizar um pagamento e fazer carinho em cada um deles.

<h2>Usar ou não a mochila-guia?</h2>

mochila-guia frozen

Apesar de ser um item capaz de proteger os pequenos, a mochila-guia recebe algumas críticas e olhares tortos por onde passa, principalmente por aqui, já que os brasileiros não têm o hábito de usar o produto.

O principal motivo é a comparação com as guias e coleiras usadas em cachorros. E, ainda, a proteção pode ser encarada como excessiva pelos demais e passar a impressão de que os pais não sabem controlar os filhos.

Quanto a isso, não há muito o que se fazer. Se você tiver segurança na decisão de utilizar a mochila-guia em um local em que o pequeno possa estar em risco, será apenas mais um julgamento de quem não conhece o que cuidar de um filho.

Entretanto, é muito importante evitar a superproteção dos pequenos. Se você se preocupa demais com a segurança dos seus filhos, é melhor tratar o assunto de outro jeito, como levá-los ao shopping em um dia de pouco movimento, ao invés de sempre limitar a liberdade deles.

Para os psicólogos, o motivo de preocupação é a falta de afeto no cuidado com as crianças. Para eles, não há problema em usar a mochila-guia eventualmente, em locais muito aglomerados, mas utilizá-la sempre, como uma forma de obediência, de se eximir da educação e mantendo um distanciamento do pequeno não é nada saudável para seu desenvolvimento.

Agora que você já sabe mais detalhes da mochila-guia, aproveite para conhecer mais itens para o passeio do bebê