Horários e disciplina: ter horário ajuda no desenvolvimento infantil
Estabelecer horários para crianças é uma responsabilidade básica dos pais desde os primeiros dias de vida do bebê. Essa é uma forma muito positiva de deixá-los sempre preparados física e psicologicamente para o dia a dia, além de facilitar a vida da família.
Saber o que vai acontecer em seguida contribui para deixar crianças de todas as idades mais calmas e seguras. Tudo isso representa um grande passo para a disciplina infantil.
Um recém-nascido percebe o mundo de forma fragmentada e, ao mesmo tempo, precisa lidar com diversas sensações novas. Para ele, manter uma rotina dá a ideia de previsibilidade e continuidade, deixando-o mais confortável para se adaptar ao mundo.
No caso das crianças que já compreendem a passagem do tempo, uma rotina estabelecida é uma forma de limitar e organizar, e, concomitantemente, de dar liberdade e segurança.
De forma geral, uma rotina estruturada permite que o pequeno se alimente melhor – evitando doenças como diabetes, hipertensão e obesidade –, que ele durma melhor – respeitando o ciclo completo do sono – e que ele aprenda melhor, já que a repetição de eventos permite a memorização e a retenção de conhecimento.
Horários para crianças também as auxiliam a ser responsáveis e a entender que há consequências para suas ações. Elas também terão mais facilidade para lidar com imprevistos, tornando-se mais flexíveis.
Ter uma rotina estruturada também é muito importante para os pais, que poderão planejar o próprio dia e o dos filhos levando em consideração as necessidades de cada um, mantendo tudo organizado e evitando o estresse.
No entanto, lembre-se que a rotina não pode ser totalmente engessada. Pouca flexibilidade pode ser tão ruim quanto a falta de rotina, pois os pequenos ficarão entediados, cansados e extremamente frustrados quando os planos não saírem conforme o esperado.
A rotina ideal
Para as crianças, mais importante do que manter todo dia o mesmo horário exato para realizar as atividades é manter a ordem dos acontecimentos cotidianos. Os momentos mais importantes para os pequenos são:
Horário de acordar
Abrir as cortinas, preparar o café da manhã e fazer um carinho na criança. Essa maneira natural de acordar fará com que a criança desperte com mais tranquilidade e sem pressa, especialmente os que estudam pela manhã.
Para os bebês, a estratégia é deixá-los à vontade para acordar na hora que quiserem, desde que o horário de sono noturno seja respeitado e que eles cochilem durante o dia.
Horário das refeições
Os bebês devem mamar por livre demanda, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), portanto, é essencial que a mamãe (ou a mamadeira) estejam sempre por perto. Após a mamada, limpe a boquinha do pequeno e coloque-o para arrotar.
As crianças que já ingerem alimentos sólidos devem ter os horários das três refeições principais bem definidos, inclusive aos finais de semana. Mais ou menos três horas após a refeição, ofereça um lanche. Se o pequeno recusar, continue tentando e, quando ele finalmente aceitar, recorde-se do horário para o dia seguinte.
Horário de estudar
Esse é o horário mais rígido para as crianças, já que não é recomendado que o pequeno se atrase para os estudos. No caso da creche, o ideal é não mudar com frequência os horários do bebê para que ele possa se adaptar com facilidade.
Para que o pequeno possa aprender, procure matricular o seu filho na escola no período em que ele está mais desperto. Algumas crianças têm dificuldade para acordar cedo devido a seu relógio biológico, portanto, para essas, o melhor período para os estudos é o vespertino.
Horário de brincar
O horário para crianças brincarem, correrem e liberarem energia deve fazer parte da rotina do pequeno. A brincadeira é essencial para o desenvolvimento infantil e é, inclusive, um dos direitos presentes na Declaração Universal dos Direitos da Criança.
Horário de dormir
A disciplina do sono ajuda os pequenos a regular o relógio biológico, a ter energia e bom humor para todo o dia, e a aprender bem mais. Desde pequenos, os papais precisam instaurar bons hábitos noturnos.
O ideal é que, após o pôr do sol, as atividades que estimulam as crianças, como brincadeiras e televisão, sejam reduzidas. Além disso, o ambiente deve ficar mais escuro, com janelas fechadas e luzes apagadas.
A criança deve ter um ritual antes de dormir: tomar banho, escovar os dentes, receber uma massagem, ouvir uma história e receber o carinho dos pais é uma boa opção. Além disso, desde cedo, acostume o seu filho a dormir na própria cama para um sono reparador.
Gostou dessas informações sobre horário e disciplina para as crianças? Aproveite e siga nossas redes sociais (Facebook e Instagram) e acompanhe mais dicas e promoções.