Hora de tirar a fralda
A hora de tirar a fralda depende de cada criança. No entanto, é importante que as mamães tenham muita paciência e tolerância neste processo.
Geralmente, por volta dos dois anos, a criança já possui o controle emocional, neurológico e motor necessário para usar o peniquinho. É sempre bom prestar atenção no comportamento do seu filho, pois ele já pode dar indícios de que está maduro o suficiente para sair das fraldas.
Um comportamento que pode indicar que ele já está maduro, é o momento em que ele já começa a falar que quer fazer xixi ou cocô e se incomoda com a fralda suja, ou quando fica muito tempo sem molhar a fralda.
Outro sinal que a mamãe deve ficar atenta são os indícios de que a criança está apertada, como caretas e inquietudes, para assim dar tempo de levá-la ao banheiro.
A mãe deve sempre atender aos limites do seu filho. O ideal é que você possa testar tanto o peniquinho, quanto o assento redutor e ver qual é a preferência do pequeno e em qual ele se sente mais confortável. Não tente introduzi-lo diretamente ao vaso sanitário, às vezes pode funcionar, mas o medo do vaso é frequente entre as crianças.
É importante que a mãe também faça o seu papel: combinar com a escolinha e com os avós as experiências que está fazendo com a criança, para que eles também as sigam. Além disso, vença a tentação de voltar com a fralda nos fins de semana.
As dicas também são válidas para o período noturno. Muitos especialistas acham melhor incentivar o bebê a reconhecer sozinho a sensação da bexiga cheia, pois facilita o treinamento noturno. O mais indicado, neste período, é que a fralda seja retirada à noite apenas quando a criança já estiver usando o banheiro durante o dia por, pelo menos, seis meses.
Para ajudá-la a acordar sequinha, evite muito líquido na hora do jantar e a habitue a ir ao banheiro antes de se deitar.
A maioria das crianças faz xixi na cama até os cinco anos, por isso tente ser paciente e explicar para ela que ela pode acordar alguém para levá-la ao banheiro. Se o xixi na cama for frequente, alguma coisa mais séria pode estar acontecendo, portanto, leve-a ao médico.
Se o pequeno conseguir ir ao banheiro elogie-o e o incentive ainda mais. Além disso, para tornar o momento mais agradável, você pode ler uma história, colocar uma música ou simplesmente deixá-lo a vontade.
Quando a criança já estiver com total controle da situação, opte por trocar a fralda por calcinhas ou cuecas infantis.
A iniciação ao banheiro também deve ser feita em um momento tranquilo dentro de casa, pois em situações críticas, como a separação dos pais, por exemplo, tirar a fralda forçadamente pode se transformar em um transtorno para o seu filho.
Na Alô Bebê você encontra diversos modelos de penicos e troninhos. Confira!