logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Formação do bebê mês a mês: como é a formação do bebê durante os 9 meses de gestação

gestante e companheiro

O desenvolvimento fetal para muitos papais e mamães é um mistério. Quando o pequeno começa a crescer dentro da barriga da mamãe? Como seus órgãos se desenvolvem? Como ele percebe o mundo do lado de fora? São perguntas que todo mundo quer saber sobre seu bebê para não perder nenhum capítulo dessa história que está apenas começando.

Formação do bebê - Concepção

A concepção é onde tudo se inicia. No momento em que a mulher ovula, ela dá a chance para um espermatozoide do papai alcançar o óvulo. Como é difícil saber com precisão quando a futura mamãe está ovulando e, sendo assim, o dia exato em que o espermatozoide fecundou o óvulo, ginecologistas costumam usar o último dia do ciclo menstrual como ponto de partida para contar os nove meses seguintes.

Além disso, é no momento da fecundação do óvulo que se define o sexo do bebê e suas características genéticas. A placenta, responsável pela transferência dos nutrientes de mãe para filho, começa a se desenvolver em seguida, e, no primeiro mês, o pequeno tem a cabeça do tamanho de um alfinete. Ainda nesta fase, as mulheres começam a sentir os primeiros enjoos e náuseas.

Na quarta semana após a concepção se inicia o processo embrionário, em que as células começam a se juntar para formar os órgãos do corpo e o cérebro. Além disso, a mamãe já é capaz de transferir oxigênio e nutrientes para o pequeno. É também nessa fase que a maioria das mulheres realiza o teste de farmácia e descobre que está grávida, dando início ao pré-natal.

Segundo mês de gestação

O segundo mês de gestação é caracterizado pela formação dos bebês de todos os sistemas e órgãos do corpo, ainda que eles não tenham se desenvolvido completamente, processo que ocorrerá ao longo dos nove meses de gestação.

O coraçãozinho já começa a bater, mesmo que descoordenado. As orelhas, os tornozelos e as pálpebras também são formadas, assim como os dedinhos da mão e do pé. Ao final do segundo mês de gestação, o feto já mede 4 cm e pesa 5g!

No entanto, é importante ficar atenta! A barreira placentária ainda não está formada, portanto a mamãe deve parar de fumar e de ingerir bebidas alcoólicas. Além disso, como seu corpo está começando a se adaptar para acomodar o bebê, é o momento de começar a se preocupar com o peso e a alimentação.

Terceiro mês de gestação

Nesta etapa, o pequeno já apresenta a aparência com a qual estamos acostumados e também é capaz de escutar o mundo aqui fora. É também nessa fase que os órgãos sexuais começam a se formar, mas ainda é cedo demais para identificar o sexo. Além disso, o queixo e o pescoço começam a tomar forma e os rins começam seu processo de desenvolvimento.

No terceiro mês de gestação, é importante que a mamãe realize um exame de sangue para verificar se ela possui o fator Rh, proteína que faz com que o corpo produza anticorpos contra a criança. O seu médico também pode pedir um ultrassom morfológico para verificar a formação e as funções dos órgãos fetais.

Quarto mês de gestação

É no quarto mês de gestação que já se torna possível notar a barriguinha da mamãe. E é nesta fase também que o pequeno passa a se mover, chutar e engolir, embora ainda não seja possível perceber. Sua pele é rosada e transparente. Ainda nesta fase, o crescimento do bebê começa a desacelerar, por conta do desenvolvimento do tecido adiposo, que mantém a temperatura equilibrada.

Esse mês é um dos mais esperados pelos papais, pois é nesta etapa em que já é possível saber o sexo do bebê, se ele estiver na posição ideal, durante o ultrassom.

Quinto mês de gestação

É quando acontece um dos momentos mais emocionantes da gravidez: a mamãe já começa a sentir os movimentos do bebê dentro do seu corpo. Ele já dorme e acorda em intervalos regulares, e mamãe e filho precisarão de oito horas de sono por dia.

Nesta fase, o sistema nervoso do bebê começa a funcionar perfeitamente e ele também passa a engolir o líquido amniótico, o que vai ajudar a amadurecer o sistema digestivo. Além disso, a fisionomia do pequeno se define: sobrancelhas, lábios e brotos dentários já estão formados.

Sexto mês de gestação

Passadas 24 semanas de gestação, o bebê percebe sons com mais exatidão, principalmente os graves, como a voz do papai. O cérebro continua a se desenvolver em ritmo acelerado e o pequeno engorda com mais rapidez. É nesta fase ainda que a criança aperfeiçoará todos os órgão do corpo, preparando-se para o momento do nascimento.

No sexto mês de gestação, a mulher deve estar atenta aos sinais de parto prematuro, como cólicas, contrações e pressão na região pélvica. Se algum sintoma durar mais de uma hora, é necessário procurar um médico.

Sétimo mês de gestação

É no sétimo mês de gestação que o pequeno procura a melhor posição para o nascimento e o cérebro já passa a controlar o ritmo de respiração e a temperatura corporal. Nesta fase, ele ganha 200 gramas por semana e se movimenta 10 vezes por hora!

Saiba que a placenta ainda continua protegendo a criança, no entanto vírus como o HIV e doenças como a toxoplasmose podem passar por ela. Portanto, caso a mamãe seja diagnosticada, é importante que ela procure seu obstetra para os cuidados necessários.

Oitavo mês de gestação

Com quase 2 quilos e 400 gramas, o bebê já se encaixa na pelve da mãe e a barriga começa a baixar, indicando que o momento de vir ao mundo está proximo. A ansiedade é visível em todos os membros da família, que iniciam os preparativos para o chá de bebê e completam o enxoval.

Nesta fase, seu filho já aprendeu o movimento de sucção para assim que sair do útero conseguir mamar. Além disso, ele consegue sonhar e demonstra expressões faciais distintas. Não é incrível? O que falta para seu nascimento ainda é um pouco mais de peso para que ele consiga regular a própria temperatura fora do útero da mãe.

É nesta fase que a mamãe também vai mais vezes ao médico para medir a pressão e verificar a presença de proteínas na urina, que podem provocar pré-eclâmpsia.

Nono mês de gestação

Todos os sistemas e órgãos do seu bebê já estão desenvolvidos e formados para sua vida aqui fora, e o pequeno já está preparado para chegar a qualquer momento. Por isto, é importante que a mamãe esteja sempre acompanhada e deixe a mala da maternidade arrumada. É preciso ficar atenta às contrações e identificar a proximidade do parto: 2 contrações a cada 10 minutos com duração de até 1 segundo e o escorrimento do líquido amniótico podem indicar o grande momento!