logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Exames básicos na gravidez

Depois de descobrir e comprovar a gestação, através de um teste de farmácia ou de um exame sangue, a futura mamãe terá que passar por dezenas de outros exames em que o médico acompanhará tanto a saúde dela, quanto a saúde do seu bebê.

Há os exames comuns que todas as futuras mamães devem fazer e os específicos, que verificam malformações ou doenças congênitas, geralmente, recomendados para mulheres com mais de 35 anos, com histórico de doenças genéticas ou problemas de saúde.

No entanto, é importante saber que as futuras mamães que são atendidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) irão realizar apenas os exames básicos e obrigatórios, enquanto que as que são atendidas por médico particulares irão realizar aqueles que o profissional pedir.

Confira lista de exames obrigatórios em cada trimestre.

Primeiro Trimestre

Hemograma completo (coleta de sangue): que verifica sinais indiretos de infecção, anemia ou alterações de plaquetas.
Alguns médicos também pedem no exame de sangue fatores que medem a função da tireoide.

Fator Rh e grupo sanguíneo: verifica qual é tipo de sangue da mulher e se é fator Rh positivo ou negativo. Se a mulher for Rh negativo e o homem Rh positivo, há a chance de o sangue do bebê ser positivo, e portanto, há o risco de o corpo dela produzir anticorpos contra o sangue do bebê. A partir desse exame é possível impedir a produção de anticorpos com o uso de medicação.

Através da coleta de sangue é possível identificar diversas doenças desenvolvidas pela gestante como sífilis, HIV, hepatite B e C, toxoplasmose, rubéola, etc e que afetam a saúde do bebê.

Coleta de urina: verifica se a futura mamãe possui algum tipo de infecção na urina.

Papanicolau

Ultrassom básico: confirma a presença do embrião e o tempo de gravidez

Translucência nucal realizado por meio do ultrassom: verifica a possibilidade de o bebê nascer com síndrome de Down.

Teste oral de tolerância a glicose (coleta de sangue): diagnostica com maior segurança o diabetes.

Segundo Trimestre

Ultrassom Morfológico: em torno na 16a semana este exame será realizado para verificar o desenvolvimento do seu bebê, se ele está saudável ou não, assim como, se possível, seu sexo. Isso depende da posição em que ele estiver.

Terceiro Trimestre

Ultrassom Obstétrico: verifica o desenvolvimento dos membros do seu bebê, o batimento cardíaco, a maturação e a localização da placenta.

Cardiotocografia: é feito durante o início do trabalho de parto para avaliar o bem-estar do bebê.

Ultrassom Obstétrico com Dopplervelocimetria Colorida: realizado por volta da 28a semana, avalia a vitalidade do bebê por meio do fluxo sanguíneo nos vasos e também mede sua resistência vascular.

É importante que a futura mamãe realize todos os exames obrigatórios e também os que seu médico pedir, para ter uma gestação tranquila e um bebê saudável.