Diversão nas férias: saiba como garantir o entretenimento da criançada
As férias de verão da criançada já começaram. No período, que vai das festas de fim de ano até o Carnaval, as crianças querem aproveitar ao máximo, sem compromisso com a escola e com os horários, e é tarefa dos pais ter certeza que os dias sejam de muita diversão para seus pequenos.
Para proporcionar as férias escolares perfeitas, os adultos precisam levar em conta fatores como a escolha dos programas que serão feitos, a saúde dos pequenos, alimentação adequada para acompanhar o ritmo das atividades e a segurança, já que eles passarão mais tempo com você. Também é preciso considerar a sua disponibilidade, principalmente se você não terá folga durante o mesmo período que o seu filho. Neste caso, as crianças terão que ficar com um parente ou com uma babá, o que pode acarretar em custos extras para o orçamento familiar.
Se você ainda não começou a se planejar para as férias escolares, a Alô Bebê preparou algumas dicas essenciais:
Programação das férias escolares
O ideal é iniciar o planejamento das férias de verão com antecedência. Se a família optar por uma longa viagem, serão meses decidindo o destino, elaborando o roteiro e juntando dinheiro para que o passeio seja inesquecível. Para esse tipo de experiência, escolha um destino adequado para os pequenos. No Brasil, locais que contam com hotéis-fazenda, museus, parques de diversão ou aquáticos e praias são boas opções, em cidades como Itu (SP), Penha (SC), Caldas Novas (GO), São Paulo (SP) e Porto de Galinhas (CE). No exterior, o destino mais famoso é a Disney World, nos Estados Unidos, mas países como Argentina, Portugal e Inglaterra também são muito atrativos.
Viagens do tipo bate e volta ou saídas na própria cidade exigem menos tempo de planejamento, mas o ideal é se programar, se possível, com um plano A e um plano B para cada dia de atividade em caso de chuva, por exemplo. Muitas cidades contam com um bom circuito de programação infantil gratuito ou a baixo custo durante os meses de férias. Por isso, consulte os portais e os guias locais e agende a sua visita. Apresentações de teatro, música e dança e cinema são ótimas opções culturais. Quem é sócio de um clube pode aproveitar a piscina, as quadras de esporte e o playground do espaço, e, quem não tem o mesmo privilégio, pode fazer atividades parecidas nos parques das cidades.
Não esqueça de incluir alguns programas dentro de casa. Filmes, jogos de tabuleiro, festinha do pijama com os amigos e salão de cabeleireiro são atividades que as crianças adoram e que não vão te dar muito trabalho. Se quiser inovar, façam artesanato ou cozinhem o jantar juntos.
Alimentação balanceada nas férias escolares?
Durante as férias escolares, é comum descuidar um pouco da alimentação das crianças e dar mais liberdade para pipoca, sorvete, refrigerante, salgadinhos e outras comidas com poucos nutrientes e muitas calorias. No entanto, você não pode deixar essas exceções se tornarem rotina, pois o seu filho vai ganhar peso e nem sempre vai conseguir perder outra vez.
Para que a criança tenha energia para realizar todas as atividades, ela vai precisar de um cardápio balanceado. Inclua porções de todos os grupos alimentícios nas refeições e aproveite o tempo que passarão juntos para incentivá-la a ingerir e desfrutar de novos sabores. Mesmo quando o dia estiver corrido, faça pausas para as principais refeições, o ofereça lanches saudáveis e líquido ao longo do dia para evitar as “tranqueiras” e manter a hidratação.
Cuidado com a qualidade dos alimentos, pois as altas temperaturas os tornam ainda mais perecíveis, com o risco de causar um mal à saúde e estragar os dias do pequeno.
Cuidado com as doenças
Fique de olho na saúde do seu filho! No verão, o sol é um perigo constante. Por isso, para atividades ao ar livre, passe o protetor solar por todo o corpo da criança e ofereça um boné ou chapéu para ela vestir. Prefira peças de roupas frescas, como bermudas, saias e vestidos, de cores claras e tecidos naturais, facilitando a transpiração do pequeno e evitando a insolação.
Olhos e ouvidos também merecem atenção especial durante toda a temporada. Eles podem ser atingidos com água, areia, poeira e cloro, causando inflamações e irritações. Utilizar um tampão nos ouvidos e óculos para mergulho na praia e na piscina dificultam o aparecimento das doenças. Micoses e picadas de inseto também são frequentes nesta época. Para evitar, enxugue todas as áreas do corpo do seu filho e prefira roupas ventiladas, além de usar repelentes (se autorizados pelo pediatra), principalmente no fim da tarde.
Evite acidentes
Os atendimentos a crianças vítimas de acidentes costumam aumentar durante as férias. Pequenos deslizes, cometidos tanto pelos pais quanto pelos filhos, podem causar danos irreparáveis, com a necessidade de levar a criança para um hospital.
Queimaduras, cortes e fraturas são os principais riscos que os pequenos correm. Para evitar, é preciso adotar medidas de segurança, como manter os cabos de panelas virados para a parte de dentro do fogão, não deixar a toalha de mesa em uma altura que a criança possa puxar, armazenar objetos pontiagudos em locais de difícil acesso, monitorar a criança que está empinando pipa, ensinar seu filho a atravessa a rua e colocar travas nas portas são formas de garantir que as férias de verão não vão acabar em tragédia.