Dicas para viajar durante a gravidez
As férias de meio de ano já chegaram ou já estão chegando para muita gente, e o que muitos desejam é viajar para descansar e relaxar. As futuras mamães que vão aproveitar as férias para conhecer novos lugares precisam ficar atentas a alguns cuidados extras para que tudo corra bem.
Antes de acertar tudo para a viagem é preciso conversar com seu obstetra, pois ele poderá informar as condições de saúde da mamãe e do bebê, se estiver tudo bem ele irá liberá, mas caso haja algum tipo de risco, a recomendação será para não fazer a viagem.
Até o 7º mês de gestação não há muitas recomendações para as viagens, a partir dessa fase não é indicado aquelas por períodos mais longos.
Confira a seguir algumas dicas para viajar durante a gravidez:
- Em viagens de carro, é melhor parar a cada duas horas para caminhar e se movimentar. Se for no trem ou ônibus dê preferência aos assentos no corredor, porque há mais espaço para esticar as pernas.
- Use o cinto de segurança abaixo do abdômen.
Viagens de avião na gravidez
- Para viajar de avião é necessário verificar as regras vigentes da companhia aérea, há algumas diferenças para cada empresa. Mas geralmente, até 27ª semana de gestação não nenhuma restrição.
- Entre a 28ª e a 35ª semana será necessário apresentar uma atestado médico do obstetra, no qual deverá constar as condições clínicas da gestante e também apresentar o formulário exigido pela companhia.
- Já a partir da 36ª semana de gestação aumentam as exigências, a viagem poderá ser feita apenas com a presença do obstetra. Com 40 semanas o embarque não é permitido, somente em caso de extrema necessidade e também com a companhia do obstetra.
- Caminhe pelo corredor do avião durante o voo.
- Pequenas refeições ajudam a evitar enjoos.
- Prefira os assentos com acesso fácil ao banheiro.