logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Dicas para economizar energia elétrica em casa

menino vendo tv

Infelizmente consumir energia elétrica em excesso é um hábito que muitas famílias brasileiras ainda não conseguiram corrigir. Um dos principais motivos para o crescimento desse consumo, é justamente a evolução do poder aquisitivo de muitas famílias, que consequentemente, passam a adquirir mais bens e viver mais confortavelmente.

A verdade é que se cada pessoa economizar de 10 a 20% da energia que consome diariamente, é possível reduzir o risco de apagão. Não é difícil reduzir o consumo, apenas é preciso ter alguns conhecimentos básicos:

O que mais gasta energia em sua casa?

Tente observar os aparelhos que mais consomem eletricidade em sua casa, o tempo de uso, etc:

- O chuveiro elétrico representa 30% do valor total da conta;
- A geladeira e freezer representam 30% do valor total da conta. Se os eletrodomésticos tiverem idade acima de 10 anos, o percentual dobra;
- O ferro de passar roupa representa 5% do valor total da conta;
- O computador representa 5% do valor total da conta;
- A televisão representa 10% do valor total da conta;
- As lâmpadas comuns representam 10% do valor total da conta;
- A instalação elétrica representa 5% da conta.

Como economizar?

Algumas pequenas mudanças em vícios habituais do dia-a-dia já bastam para reduzir os gastos:

Use mais a luz natural – Evite utilizar a luz elétrica durante o dia e já vai perceber alguma diferença na sua conta. Então, aproveite bem o sol e abra as janelas e cortinas para deixar a claridade entrar.

Acumule roupas e passe-as de uma vez – Embora muitas donas de casa conheçam essa técnica, ela é pouca usada. Ao acumular roupas, você utiliza o ferro de maneira mais uniforme, evitando variações de temperatura. Portanto, comece pelas peças menores e que não necessitem de muito calor e termine com as peças maiores, aumentando o ferro conforme o necessário.

Reduza o tempo no banho – Banho demorado além de consumir muita energia, também colabora para o desperdício de água.

Muitos televisores ligados – Hoje em dia, a maioria das residências têm mais de um televisor. Um no quarto das crianças, outro na sala, mais um no quarto do casal e, muitas vezes, todos ligados no mesmo canal. Procure reunir a família em um local só quando isso ocorrer, vocês economizam energia e também passam mais tempo juntos.

Manutenção da rede elétrica – Tente fazer uma manutenção da rede regularmente, além de evitar desperdícios, é uma ótima forma de prevenir curto circuitos.