Dicas para ajudar a criança a parar de chupar o dedo
Você sabia que os bebês chupam o dedo desde o útero? Na verdade, isso ocorre porque desde antes do nascimento, os pequenos têm um reflexo de sucção muito forte, sugando tudo que surge próximo à boca.
Normalmente, esse hábito desaparece com o tempo. O problema, é que quando ele se prolonga, pode ocasionar diversos problemas: interferindo no posicionamento dos dentes e prejudicando a fala da criança, por exemplo.
Confira algumas dicas para fazer seu filho desvencilhar-se desta prática:
Troque por uma chupeta
Quando o ato ainda é um reflexo primitivo, a chupeta pode ser uma opção melhor. Além de ser mais anatômica, causa menos danos à boca e aos dentes das crianças.
Segundo os especialistas, também é mais fácil descontinuar a chupeta do que o dedo.
Não interrompa a amamentação
Dar de mamar ajuda a reduzir a necessidade de sucção. Os pequenos que mamam ao seio, dificilmente desenvolvem o hábito de chupar dedos.
Ocupe as mãos do seu filho
Enquanto as crianças distraem-se com atividades onde mantém as mãos ocupadas, a necessidade de chupar o dedo é abstraída. Procure oferecer-lhes brinquedos de montagem ou outras coisas que exijam concentração e habilidade manual.
Brigar não ajuda
Chamar atenção e aplicar punições só piora a situação. Isso porque, tais medidas deixam-nas mais ansiosas e com medo. Logo, é mais aconselhável estimular atividades e participar delas juntamente da criança, do que repreender.
Proponha uma negociação
O método é mais efetivo com crianças mais velhas, mas funciona da seguinte maneira: desenhe em uma cartolina um calendário, e marque com uma estrela prateada cada dia passado sem chupar o dedo. Três dias seguidos, por exemplo, merecem uma estrela dourada, acompanhada de um pequeno presente.
A ideia, é que elas se esforcem para atingir os objetivos e recebam recompensas por isso. Vale a tentativa.