logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Dia Nacional do teste do pezinho

 

Hoje, 6 de junho, é comemorado o dia nacional do teste do pezinho. O teste serve para identificar quatro doenças no recém-nascido que são hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, fibrose cística e doença falciforme. O sangue do calcanhar do bebê é colhido ainda na maternidade, nas primeiras 48 horas de vida, por meio de um furinho, de forma rápida e quase indolor para ele.

De acordo com o Ministério da Saúde, todos os estados contam com postos de coleta de sangue para realizar o teste, que é obrigatório, pois se alguma doença for detectada na criança através dele, há a possibilidade de se fazer um tratamento precoce específico.

O teste do pezinho é muito importante dentro da medicina preventiva, pois se não for realizado, a criança pode chegar até a desenvolver uma deficiência mental.

Em alguns estados como Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, o teste do pezinho ficou mais completo. Agora, o exame também diagnostica outras duas doenças, a deficiência de biotinidase e a hiperplasia adrenal congênita.

A previsão é de que até 2014 todos os estados já possam realizar o novo teste do pezinho.