Dia Internacional do Livro Infantil
Era um vez... é assim que diversos livros infantis iniciam suas histórias e buscam levar as crianças para cenários, paisagens de sonhos e muitas descobertas. Tal é a importância dessas obras voltadas para os pequenos, que foi criado o Dia Internacional do Livro Infantil, comemorado hoje, 02 de abril.
A data foi escolhida em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de grandes clássicos da literatura infantil, como O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo e A Pequena Sereia e corresponde ao dia do seu nascimento.
O autor ficou conhecido como o primeiro a escrever histórias para as crianças e também se preocupa em transmitir valores morais em sua obras. No Brasil, grandes autores também ficaram conhecidos por suas histórias fantásticas voltadas às crianças, o mais importante, Monteiro Lobato, com suas histórias repletas de aventuras e conhecimentos, vividas no famoso Sítio do Pica Pau Amarelo.
Os pais podem incentivar a leitura
Incentivar a criança ao gosto pela leitura é importante para contribuir no seu desenvolvimento cognitivo, criatividade e imaginação. Ao ter contato com os livros os pequeninos têm a sua disposição um universo de histórias que os permitem obter conhecimento, valores morais, viajar por terras não conhecidas, treinar sua atenção e foco, sem contar, todos que são leitores, terão mais habilidades em escrever.
Os pais podem estimulá-los sempre, desde bem pequenos oferecer um livro de banho, por exemplo, já é uma forma da criança ter contato com uma breve historinha. Ler para as crianças é um meio de fortalecimento de vínculos e também de despertar o interesse delas por livros.
Quem tem um filho pequeno, que ainda não sabe lê, leia para ele, e para aqueles que já conseguem façam um passeio em uma livraria e converse sobre livros com a criança, afinal, como já diria Monteiro Lobato “Um país se faz com homens e livros”.