Conheça a origem do dia Internacional do livro infantil
Os livros infantis são essenciais para o aprendizado das crianças, além de servirem como incentivo à literatura também exploram o lado criativo dos pequenos. O dia 2 de abril é o dia Internacional do livro infantil e essa data não foi escolhida por acaso.
A data é nada mais nada menos que uma homenagem ao nascimento de um dos maiores escritores de obras infantis, o dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875). Embora não tenha sido o pioneiro a escrever para o público infantil, suas obras adaptavam fábulas para uma linguagem mais compreensível para as crianças.
Hans foi precursor da ideia de adicionar às histórias lições sobre moral e valores, itens que ainda não haviam nos enredos dos Irmãos Grimm e Charles Perrault, o pai da literatura infantil.
No Brasil, levam destaque no gênero, nomes como Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Ziraldo, etc. A celebração aqui é realizada no dia 18 de abril, data de nascimento de Monteiro Lobato o mais influente escritor do país.
Monteiro Lobato criou grandes obras de renome para a literatura infantil, sendo a mais importante delas, O Sítio do Picapau Amarelo. Mas o escritor ressalta sua importância para a literatura por traduzir e adaptar também, clássicos como Alice no País das Maravilhas e Robin Hood.
Independente da data comemorada, vale ressaltar que a literatura infantil deve ser estimulada desde cedo pois ajuda os pequenos a explorarem infinitamente suas imaginações. Ler também é divertido e quem lê com frequencia aumenta seu senso crítico e desenvolve o vocabulário.