logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Conheça a campanha Outubro rosa

mulher apalpando seios

O movimento popular conhecido como “Outubro rosa”, acontece em todo o mundo. Sua finalidade, é justamente quebrar o tabu que gira em torno do tema “câncer de mama” e alertar, sobre a importância do diagnóstico imediato da doença.

O símbolo da campanha é um laço rosa, feito inicialmente, pela Fundação Susan G. Komen e distribuído na 1a corrida pela cura do câncer de mama em 1990. A partir daí, os laços popularizaram-se e continuaram cada vez mais presentes em locais públicos e outros eventos que lutavam por esta causa.

Além do laço, muitas cidades passaram a iluminar seus monumentos históricos com a cor rosa, trazendo mais destaque, ao mês da luta contra a doença. Por aqui, o primeiro sinal de apoio ao movimento aconteceu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, recebeu a iluminação rosa. Em outubro de 2008, o movimento ganhou mais força e várias cidades brasileiras foram iluminadas também.

Sobre o câncer de mama

A doença é mais comum nas mulheres. Seu diagnóstico, é feito através de exames de rotina, quando existe a presença de um nódulo na região dos seios. Como nem sempre os nódulos podem ser sentidos, é imprescindível realizar um exame de imagem para se ter certeza do diagnóstico (mamografia).

O câncer de mama possui altos índices de cura, quando descoberto precocemente. Basicamente, é realizado um procedimento cirúrgico e posteriormente, são feitos tratamentos de radioterapia e quimioterapia.

A doença, não costuma ter uma causa específica. Entretanto, há algumas medidas preventivas que podem ser adotadas:

- Mantenha uma alimentação saudável, balanceada e rica em alimentos de origem vegetal.

- Evite embutidos e o consumo excessivo de carne vermelha.

- Pratique atividades físicas e busque manter hábitos saudáveis de vida: como não fumar, ou ingerir bebidas alcoólicas.

Para mais informações sobre os eventos do “Outubro rosa” acesse o site: outubrorosa.org.br/