Como tirar o hábito da mamadeira e chupeta do pequeno?
Geralmente, é comum tirar a chupeta e mamadeira a partir de 1 ano e meio até os 3, período difícil para os pais e para a criança, que deve ser lidado com cautela e tranquilidade.
Essa pequena transição possui um caráter de perda para os pais, um sinal de que o pequeno está crescendo. A chupeta pode estar associada à fragilidade do bebê, que necessita de cuidados, e a mamadeira possui o simbolismo de dar conforto e segurança.
Portanto, o primeiro passo é dado pelos pais, que devem aceitar que tirar o hábito da mamadeira e chupeta do pequeno não é uma perda, mas, sim, um benefício à criança.
Nada de mudanças bruscas. A chupeta e a mamadeira devem ser tiradas aos poucos, porém tudo irá depender do que a família estiver passando, pois pode ser muito complicado para a criança lidar com a perda destes hábitos juntamente com o fim das fraldas, entrada na escola ou a chegada de um irmão, por exemplo.
Para que seja um processo gradual e sem muitos traumas, a dica é limitar o uso da chupeta somente na hora da soneca e tentar retirá-la da boca da criança, quando ela estiver no sono mais profundo, ou quando o pequeno estiver diante de um grande estresse.
Já com a mamadeira, evite as mamadas de madrugada e opte pelo copo de transição para água, sucos e o leite da tarde. Há diversos tipos de copos de transição de cores alegres e personagens de desenho que são superdivertidos. O hábito de tomar café da manhã com os pais também é uma ótima forma de tirar a mamadeira sem grandes traumas.
É importante que os pais evitem retirar a mamadeira e a chupeta da criança escondidos, sem que ela participe do processo. É fundamental que ela entenda que está crescendo e que estes hábitos devem ficar para trás.
Além disso, para motivar o pequeno, os pais podem realizar um combinado com ele relacionado a alguma data importante ou acontecimento, como um presente adiantado.
Por mais que seu filho se esforce para perder estes hábitos, há horas em que ele irá sentir falta e poderá pedir e é neste momento que você deve ser firme e não ceder. Caso isto ocorra na fase final, a dica é tirar todas as mamadeiras e chupetas de casa, para não correr o risco de amolecer e ceder.
Evite ao máximo táticas como dizer ao pequeno que “usar chupeta é feio” e “mamadeira é coisa de bebê” em tons pejorativos, pois isto irá só dificultar o processo. Opte sempre pelo lado positivo, mostrando o quanto é bacana crescer e alcançar novas conquistas.
Fonte: Revista Crescer