Como preparar a lancheira da criança?
É hora de volta às aulas, retornar à rotina de estudos e para muitas mães vem junto a tarefa de preparar a lancheira escolar, e ai que surgem muitas dúvidas. O desejo é que os filhos se alimentem bem na hora do recreio, mas para isso é preciso muita criatividade para preparar lanches diários, que sejam saborosos e nutritivos.
A tarefa não é das mais fáceis, porém não é impossível. Vamos algumas dicas!
O que é legal levar na lancheira?
O ideal é preparar um lanche equilibrado para a criança, que contenha carboidratos, proteínas e frutas ou legumes, dessa forma a criançada tem as fontes de energia, vitaminas, fibras e minerais que precisa.
Uma dica é incluir pão integral, queijo branco, frutas, que podem ser as inteiras como banana, maçã e pera, picadinha abacaxi, manga e melancia ou coloque em potinhos morango e uvas. Suco natural é o mais indicado, mesmo que percam nutrientes quando não ingeridos na hora, são mais indicados que os de caixinha, ao escolher as frutas prefira aquelas com menor velocidade de oxidação, como abacaxi, goiaba, acerola e maracujá. Coloque em garrafinha térmica.
Outras opções:
Para as crianças não enjoarem busque diversificar, pães de mandioquinha ou de cenoura são opções saudáveis e saborosas. Prefira os bolos sem recheio ou cobertura, pois têm menos gordura.
O que não é legal levar na lancheira?
Chegar na hora do recreio, abrir a lancheira e encontrar bolachas recheadas, refrigerantes, chocolates, batata frita, bolinhos recheados, salgadinhos e outras guloseimas mais é o que a criançada mais deseja, mas sabemos que esse não é o caminho, apesar de saborosos esses itens são muito gordurosos, com açúcar, bastante calóricos e não possuem muitos nutrientes. Dessa forma, o melhor é evitar colocar na lancheira para não habituar a criança a esse tipo de alimento.
Confira as opções de potinhos para a lancheira escolar: