Como escolher um berçário para o seu bebê?
Uma das grandes dúvidas dos pais é com quem deixar o filho depois que acaba a licença maternidade. Em muitos casos, a escolha é o berçário, pois é um local preparado e com funcionários aptos a cuidar de um bebê.
Mas junto com a decisão vem os questionamentos, como escolher o melhor berçário para o meu bebê? O primeiro passo é ter paciência e disposição para pesquisar diversas instituições. Durante a gravidez faça uma lista de locais que gostaria de conhecer e peça indicações aos amigos e familiares.
Veja a seguir alguns pontos a observar ao escolher um berçário para o bebê:
1 – Localização – avaliar a facilidade para chegar até o berçário, é importante, pois em caso de emergência chegar rapidamente será fundamental. Veja se é melhor perto do trabalho, de casa ou ainda de alguma pessoa de confiança caso seja necessário comparecer no berçário fora do horário comum.
2 – Higiene – observe com muita atenção a limpeza do berçário, repare bem no local onde o banho é dado e as trocas de fraldas são feitas. As fraldas sujas devem ser colocadas em lixeiras tampadas, sinta o cheiro do ambiente, se está adequado. Confira a higiene da cozinha, onde são preparadas as refeições, a limpeza dos utensílios.
3 – Berçaristas – pergunte sobre a quantidade de funcionárias, o recomendado é que seja até 4 crianças por berçarista, para garantir que os bebês sejam bem cuidados. Questione se elas possuem o curso de berçarista e também avalie se elas estão trabalhando com carinho, demonstram interesse na função.
4 – Alimentação - O cardápio semanal deve ser preparado por nutricionista e enviado para os pais, e também informe sobre possíveis alergias a alimentos e a possibilidade de uma refeição diferenciada, caso seja necessário.
5 – Berços - cada bebê deve dormir em um berço e preferencialmente ser o mesmo todos os dias, dessa forma a família envia as roupas de cama e o pequenino dorme com suas próprias peças.
6 – Pátios – é preciso que o bebê tenha um espaço para brincar, tanto uma área fechada, quanto aberta para os banhos de sol. Observe se o piso da área de brincadeiras é acolchoado, para o pequenino não ficar no chão frio e também não se machucar em caso de quedas.
7 – Estímulo ao desenvolvimento – pergunte sobre as atividades pedagógicas realizadas ao longo do dia que devem estimular o desenvolvimento do bebê, com música, histórias, brincadeiras. Nada de ficar deitado o dia todo ou brincando sozinho.
8 – Agenda do bebê – o berçário faz agenda sobre como foi o dia do bebê, se comeu bem, fez coco, tomou o leite etc? Ou ao buscar a criança as informações são passadas, veja como você será informado sobre o dia a dia do seu filho.
9 – Estrutura do local - repare na conservação do local, se os móveis estão bem conservados, pintura, instalações etc. Observe se há escadas e também as janelas devem permitir ventilação, porém as grades são essenciais. Olhe tudo com muita atenção, você enxerga o seu filho nas condições oferecidas?
10 – Rotina do sono – é comum os bebês tirarem sonecas ao longo do dia, por isso questione como é a rotina do sono do berçário, pois se a criança dormir o quanto quiser durante o dia, o sono da noite será comprometido. O ideal é que cada soneca seja de 20 minutos.