Comemoração dos dias das mães pelo mundo
Todo mundo sabe que cada país possui seus costumes e cultura, mas independentemente disto o amor e carinho pelas mães sempre vai ser o mesmo.
O dia das mães foi criado nos Estados Unidos, em 1914. A jovem Annie Jarvis perdeu sua mãe, em uma guerra civil, e decidiu fazer uma homenagem para ela criando a data. No entanto, para isso, Annie teve que reunir milhares de pessoas e realizar protestos para tornar o dia oficial. Os americanos comemoram a data no segundo domingo de maio, assim como no Brasil.
Para muitas nações, a data é uma forma de homenagear e celebrar a figura materna, que cuida, dá amor e carinho. Mãe é mãe em todos os sentidos, e é aquela que dá à luz a um filho, ou também pode cuidar de um ente querido como se fosse sangue de seu sangue. Mas, não pense que a importância de celebrar as mães se tornou recente e veio logo após a data.
Em diversas partes do mundo, a comemoração é feita em dias diferentes. A maior parte da América Latina, Itália, Alemanha, Austrália, China e etc comemoram o dia no segundo domingo de maio. A Índia comemora no dia 19 de agosto e a Argentina no segundo domingo de outubro. Em Israel, não existe um dia próprio para as mães, mas um dia para a família.
Na Grécia Antiga, homenagens feitas para a mãe dos Deuses, Rhea, já eram realizadas. Os gregos têm como referência a mãe e ela é quem ensina aos filhos as crenças presentes na sociedade grega, como ensiná-los a carregar consigo um olho grego para afastar o mau olhado.
Na Idade Média, os trabalhadores que moravam longe de suas mães ganhavam um dia de folga, chamado “mothering day”, para visitarem-nas.
Na África, por exemplo, mães de uma tribo que vive no deserto Kalahari, ficam praticamento o dia inteiro com seus filhos junto delas. Isso porque, elas utilizam uma bolsa com tiras de couro para carregar seus filhos, até na hora de dormir.
Assim como no Brasil, os japoneses também comemoram o dia das mães no segundo domingo de maio. Elas têm a maior expectativa do mundo (85%) e o menor índice de obesidade (3%). Além disso, elas ensinam aos seus filhos a não comerem demais.
As mães são mulheres mais que especiais e, por isso, nesse dia das mães aproveite a sua companhia, dê presente, abraços, beijos e mostre para ela o quanto o amor entre filhos e mãe, é muito importante.