logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Chegou a hora de voltar ao trabalho: como se adaptar à nova rotina?

Pode demorar quatro meses ou mais, mas o momento de retornar ao trabalho sempre chega. É muito provável que nem a mamãe nem o bebê estejam ansiosos por essa mudança, mas é preciso encará-la de forma positiva para que a adaptação de ambos ocorra rapidamente.

O fim da licença maternidade é duro para toda mamãe, inclusive para as famosas Rafa Brites e Mariana Ferrão, que escreveram sobre essa experiência nas redes sociais. Com apenas quatro ou seis meses garantidos por lei para que elas se dediquem integralmente aos seus bebês, fique sabendo desde já: a saudade vai bater!

Você perceberá que esse não é o único desafio a ser enfrentado na volta ao mercado de trabalho, mas que é totalmente ser possível ser uma excelente mãe e uma excelente profissional. Aprenda como:

<H2>Livre-se da sensação de culpa</H2>

Essa sensação é muito comum, pois as mamães sentem que estão perdendo a infância de seus bebês, suas principais conquistas e o vínculo existente desde a gestação. No entanto, é justamente o contrário!

Ao trabalhar, você terá a sua independência financeira para cuidar do pequeno e garantir um futuro melhor para ele. Seu filho nunca deixará de amá-la por causa disso!

<H2>Seja positiva</H2>

Os bebês são verdadeiras “esponjas”, capazes de absorver todos os sentimentos da mamãe. Por isso, além da culpa, nada de demonstrar ansiedade, tristeza ou desespero, pois isso só dificultará a adaptação de ambos.

Procure focar um pouco em você: você terá mais tempo sozinha e poderá crescer profissionalmente, sem deixar que o seu filho faça parte da sua vida.

<H2>Decida com quem o bebê ficará</H2>

Se o papai trabalhar em casa ou tiver um horário flexível, prefira deixá-lo no conforto do lar e nos braços de quem mais ama o seu filho. Se não for possível, as opções são: levar o pequeno para a casa da vovó, colocá-lo na escolinha ou contratar uma babá.

Não precisa se preocupar, pois todas as opções oferecem benefícios ao pequeno. O mais importante é tomar a decisão que deixará os papais mais seguros e confiantes, levando em consideração o orçamento disponível para essa fase.

<H2>Estabeleça uma rotina um mês antes</H2>

Antes de voltar ao trabalho, acostume o bebê com a nova rotina gradualmente. Deixe-o por algumas horas com o seu novo responsável, veja como será a integração, saia, retorne... Em poucos dias o pequeno estará totalmente adaptado e vocês se sentirão mais segura na hora de ir trabalhar.

<H2>Mantenha a amamentação</H2>

O aleitamento exclusivo pelo menos até os seis meses deve ser mantido, mesmo se a mamãe precisa voltar ao trabalho antes desse período. Por isso, elabore a estratégia que melhor funciona para a rotina da sua família.

Uma boa opção é começar a extrair e estocar o leite materno no freezer 15 dias antes do retorno (esse é o prazo de validade do leite congelado). Depois, encaixe no seu dia de trabalho alguns horários para fazer a extração de três em três horas, armazenando-o em uma bolsa térmica ou na geladeira do local.

Nos momentos em que você estiver em casa, ofereça o peito ao pequeno. Pode ser que ele recuse, pois mamar na mamadeira é muito mais fácil. Não se sinta chateada por conta dessa escolha.

Além disso, as empresas devem ter um espaço destinado à amamentação e permitir dois intervalos de 30 minutos diários para que você amamente o bebê. Faça uso desse direito se você mora perto do trabalho ou se tem alguém que pode levar o pequeno até você. Caso contrário, você pode sair uma hora mais cedo para amamentar o seu bebê.

<H2>Sempre diga tchau</H2>

É muito importante dizer tchau para o seu pequeno ao deixá-lo no colo do seu cuidador, ou mesmo se ele ainda estiver dormindo. Entretanto, esse momento deve ser breve: nada de ficar adiando a partida!

Mesmo que o neném ainda não entenda o que você diz, o seu tom de voz pode reconfortá-lo e, para isso, você tem que estar confiante e confortável com a separação. Se você não fizer isso, o pequeno pode se sentir desamparado e passar o dia todo irritado.

<H2>Aposte na tecnologia</H2>

Utilize o smartphone para pedir e receber notícias do filhote! Fotos e vídeos pelo Whatsapp ou pelas redes sociais e as câmeras disponíveis na escolinha serão muito eficientes para mostrar que ele está bem e em segurança, além de aliviar a saudade.

<h2>Não se assuste com a reação do seu filho</h2>

Na volta para casa, a mamãe pode ser recebida com um grande sorriso, com indiferença ou até mesmo ser rejeitada. Se o pequeno tiver passado pelo período de adaptação, sua reação será muito mais tranquila.

Não se preocupe, pois esses comportamentos são naturais e todos muito positivos para a relação entre mãe e filho. Significa que o bebê está aprendendo a lidar com a separação e, em pouco tempo, vai assimilar que a mamãe sempre vai voltar.

<H2>Institua o “horário do bebê”</H2>

Como vocês não vão mais passar o dia todo agarradinhos, é preciso estabelecer um horário especial para estreitar os vínculos e matar a saudade. Nesse momento, você pode amamentá-lo, brincar, dar banho, fazer uma massagem e outras atividades que vocês adoram.

Se você não tem hora para sair do trabalho, considere acordar um pouco mais cedo para ficar com o pequeno. Sempre que possível, evite ficar até tarde no trabalho para colocar o pequeno para dormir.

Agora, aproveite para conhecer as nossas opções de brinquedos para bebês para que vocês possam se divertir juntos!