logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Características físicas dos bebês recém-nascidos

A futura mamãe sempre fica na expectativa de saber como será seu bebê, com quem irá parecer, mas o que nem todas sabem é que os bebês recém-nascidos têm algumas características físicas comuns à maioria deles. Como a temperatura corporal axilar variando entre 36,5ºC e 37ºC, seu coração bate cerca de duas vezes mais rápido que de um adulto (aproximadamente 140 bmp) e a respiração também é muito rápida e pode chegar a ser três vezes mais veloz que de um adulto.

A cabeça do bebê ao nascer também apresenta algumas características comuns. Uma delas é que a cabeça do recém-nascido é formada por ossos frágeis unidos por membranas e pode apresentar forma alongada, sobretudo, por causa de partos vaginais. Esse formato tende a regredir em aproximadamente uma semana. Uma boa sugestão para ajudar a criança a assumir a forma arredondada mais rapidamente, é mudar frequentemente a posição do bebê no berço.

Outra característica da cabeça do bebê recém-nascido são as fontanelas ou como são popularmente conhecidas, as “moleiras”. As moleiras devem ser macias, firmes e acompanhar o contorno da cabeça. A maior localiza-se na parte da frente da cabeça e deve estar fechada entre doze e dezoito meses de vida, já a moleira menor está na parte posterior e essa fecha mais cedo, a partir de dois meses de vida.

As pálpebras habitualmente apresentam-se edemaciadas, inchadas, diminuindo gradativamente. Os recém-nascidos não apresentam lágrimas e podem apresentar estrabismo relacionado à incapacidade inicial de coordenação dos nervos oculares. As orelhas do bebê têm formato e tamanho irregulares e são também muito flexíveis.

O nariz do bebê tem um formato achatado, com presença de secreção esbranquiçada e fina e os espirros são frequentes. Estes espirros não estão relacionados a resfriados, representam uma defesa do organismo para liberar secreções. A boca apresenta mucosa rósea e saliva mínima. O choro do bebê deve ser vigoroso e os soluços são constantes. É importante que os pais saibam que os soluços ocorrem devido à imaturidade do sistema nervoso e sua incapacidade de, em alguns momentos, coordenar a respiração.

Aproveite para seguir a Alô Bebê no Facebook Instagram