Calcular o seu período fértil: você sabe como fazer?
Todo mundo sabe o que é necessário fazer para engravidar, mas o que muitas mulheres ainda não sabem é quando fazer. O período fértil é o tempo em que o corpo da mulher está pronto para a gravidez, então se você está tentando conceber um bebê ou se, pelo contrário, está tentando evitar ter filhos por enquanto, é essencial aprender a calcular o seu.
Durante o período fértil, também conhecido como ovulação, o óvulo, célula reprodutora feminina, está maduro o suficiente para ser liberado de um dos ovários e passar pelas trompas, onde pode aguardar a chegada do espermatozoide, a célula reprodutora masculina. A relação sexual possibilita esse encontro e o óvulo é fecundado, originando o zigoto, que é o início do processo de formação do seu bebê. É bom lembrar que, enquanto um óvulo tem aproximadamente 24 horas para ser fecundado, os espermatozoides podem continuar ativos no corpo da mulher por até 5 dias. Uma vez que a fecundação não acontece, ocorre a menstruação.
Nem toda vez que o espermatozoide e o óvulo se encontram existe a fecundação, assim como nem toda fecundação origina um embrião que vai se acomodar no útero, nem desenvolve a placenta, que permite o crescimento do bebê. Portanto, a gravidez é consequência de uma série de eventos simultâneos: a ovulação, o sexo, a fecundação, o embrião e assim por diante. Para que tudo isso aconteça, os pais devem não podem ser estéreis, problema que pode ser tratado, mas que desespera um em cada seis casais que está tentando engravidar.
SERÁ QUE ESTOU NO MEU PERÍODO FÉRTIL?
Quando a mulher está ovulando, o corpo feminino emite sinais de que está pronto para engravidar. Por isso, prestar atenção em si mesma para entender os comportamentos neste período pode ajudar a engravidar (ou não) sem dificuldades.
A dica mais eficiente para determinar se você está ovulando ou não é conhecer o seu ciclo menstrual. O primeiro dia da sua menstruação é o primeiro dia do seu ciclo, e a ovulação acontece mais ou menos na metade dele; mas pode variar, já que os ciclos normais têm entre 25 e 35 dias no total e nem sempre são regulares.
Antes mesmo de se levantar da cama pela manhã já é possível determinar a fase em que você está do seu ciclo. Com um termômetro sob a língua, você pode medir a temperatura basal do seu corpo, ou seja, o momento em que ela é mais baixa, o que acontece durante o sono. Por este motivo, a medição deve ser feita todos os dias ao despertar e o resultado deve ser anotado, par que você não esqueça e possa fazer a comparação. Se a temperatura estiver mais alta, entre 0,2 e 0,5 graus acima do normal, as chances de ovulação são altas. No entanto, alguns fatores podem influenciar o resultado, como infecções e a falta de sono.
Outra observação importante para se fazer é no muco cervical, aquela secreção que sai da vagina, pois no período fértil ele fica com aspecto mais aquoso, quase líquido. Isso acontece para que os espermatozoides possam “nadar” nessa secreção até chegar ao óvulo. O melhor horário para verificar o muco é pela manhã, logo depois de fazer o primeiro xixi do dia. A ausência de secreção ou o aspecto opaco indicam que ainda não é hora de engravidar.
Além destes, a mulher que está pronta para aconchegar uma criança tem um aumento do apetite sexual, graças à produção de feromônios, que deixam a libido lá em cima e trazem à tona a vontade de transar com o futuro pai. Algumas mulheres, ainda, sentem dor na região pélvica enquanto o óvulo sai do ovário, que pode até ser confundida com uma cólica, mas com a diferença que ela acontece no meio do ciclo, e não próxima da menstruação.
Aliados, todos estes cuidados são uma forma eficiente de seguir o método da tabelinha. No entanto, se você ainda não quer engravidar, é bom contar com uma proteção extra, como a camisinha, pois qualquer alteração no ciclo pode causar uma surpresa.
CONTE COM A AJUDA DE OUTROS MÉTODOS
Como não é totalmente confiável, a tabelinha pode se aliar a outras referências para verificar o período fértil da mulher. Hoje já existem muitos jeitos, inclusive tecnológicos, de detectar o momento certo para engravidar.
Aplicativos exclusivos para o sexo feminino com funcionalidades para controlar não só o período fértil, mas também todo o ciclo menstrual, já são muito populares nos smartphones de quem quer se tornar mamãe em breve e também daquelas que estão evitando a gravidez. Apps como LoveCycles e Clue são gratuitos e pedem para que as mulheres marquem as datas iniciais e finais do ciclo para que o próprio app faça todo o trabalho, como emitir alertas sobre o período fértil com antecedência. Além disso, eles ajudam na hora das consultas médicas, pois as pacientes podem inserir diversas informações que o ginecologista vai perguntar. Quanto mais você usar, mas confiáveis eles se tornam.
Para quem quer mais precisão sobre o dia da ovulação, um teste de farmácia é capaz de fazer a indicação. Muito parecidos com os testes de gravidez, eles também se baseiam na urina coletada para mostrar o resultado, mas deve ser realizado por cinco dias. Se você está tentando engravidar a um bom tempo e se a saúde está ok, realizar um controle ultrassonográfico a cada dois dias no consultório médico vai identificar exatamente o seu dia de se tornar mamãe.
Fontes:
http://www.materprime.com.br/saiba-como-funciona-a-ovulacao/
http://brasil.babycenter.com/a4300261/principais-causas-de-infertilidade-tabela
http://brasil.babycenter.com/a7000047/como-detectar-a-ovula%C3%A7%C3%A3o-observando-a-temperatura-basal
http://mdemulher.abril.com.br/saude/bebe/voce-sabe-quando-esta-ovulando