logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

Banho de balde: quais os benefícios da técnica para os recém-nascidos?

A gente até procura, mas é difícil achar imagem mais fofa que aquele recém-nascido relaxado e tranquilo tomando banho de balde. Lembrou, né? Não é mesmo uma delícia? Dá para sentir que o neném está sossegado e curtindo a experiência.

Banho de balde para bebê não é coisa nova. As avós e bisavós já usavam esse método. A diferença é que a escolha era feita por ser a opção disponível naquela casa. Depois vieram as bacias e banheiras de plástico, mais adiante com pé e trocador, e o balde foi esquecido.

Faz alguns anos apenas que o banho de balde voltou e voltou com tudo. Pediatras recomendam, e os pais e mães adoram. Não tem nenhuma contra-indicação e, enquanto a criança couber ali dentro, pode aproveitar.

Praticidade

A primeira razão para adotar o banho de balde é que ele é prático. O balde ocupa menos espaço e é fácil de guardar e limpar. É, portanto, uma super opção para viagens, ou banho na casa da vovó, por exemplo.

Boa lembrança

Banho de balde é muito relaxante para o bebê, porque lembra a posição que ele ocupava no útero e ele fica tranquilo, vai se soltando. A posição vertical permite que o bebê se movimente mais livremente e sem tanto apoio dos pais. Essa possibilidade é muito agradável para o pequeno.

Como ele fica imerso até o pescoço, o corpo fica aquecido por igual, o que é ótimo para a saúde e para o conforto do neném. Um banho bom dura, em média, 10 minutos. E a criança sai relaxada e feliz.

Atenção no balde

Há alguns cuidados que merecem a atenção dos pais que vão investir no banho de balde. Escolha um balde próprio para banho de bebê, porque tem as bordas arredondadas e o tamanho correto.

Encha com água morna até a metade. A temperatura da água deve ser entre 35 e 37 graus, como no banho de banheira. Quando o bebê entrar, a água vai subir, cobrindo o corpinho até o pescoço.

Segure a criança pelo bumbum, mantendo o pescoço e cabeça fora da água e as costas apoiadas em seu braço. Com sua mão livre, ensaboe, enxague e, por fim, lave a cabeça. Como o bebê estará mais na vertical, cuidado para não deixar a água escorrer para os olhos.

Não tenha receio

O bebê não vai escorregar. O banho de balde é tão seguro quanto o de banheira. Se os pais tiverem algum receio, podem esperar até o bebê fazer 2 meses, quando o tônus do pescoço estará maior e ele sustentará sozinho a cabeça.

Como no banho de banheira, mesmo que o bebê já fique sentado, jamais deixe ele sozinho. Se precisar buscar algo, leve seu filho junto, mesmo que esteja molhado. Você pode adotar o banho de balde enquanto o bebê couber lá dentro. Em geral, varia de seis a oito meses de idade.

Os pais nem sempre querem ou preferem cuidar dos filhos pelos caminhos mais tradicionais. Algumas soluções se encaixam tão melhor com a vontade e as ideias dos pais que merecem ser adotadas.

O banho de balde pode ser um desses caminhos alternativos. As vantagens são muitas, não é mesmo?