Banheira do bebê: como escolher a mais adequada
O banho é um momento em que o pequeno pode relaxar e se divertir enquanto a mamãe garante que ele ficará limpinho e cheiroso. Para que tudo ocorra devidamente, você precisa contar com uma banheira para o bebê.
É normal que mamães de primeira viagem fiquem um pouco receosas com o banho do bebê. Eles realmente são frágeis e pequenos, mas fique tranquila, pois você não irá machucar a criança.
Para aumentar a sua segurança e confiança durante o banho, você precisa de uma banheira de bebê ideal. E ela pode variar, dependendo principalmente do local onde você dará o banho e do espaço que tem para guardar o item.
Para acertar na escolha, é essencial conhecer as opções disponíveis no mercado que as mamães têm para proporcionar uma experiência positiva para os bebês:
Banheira de plástico
Trata-se de uma banheira de tamanho intermediário que você pode apoiar no chão, sobre o lavabo ou sobre a cama para a hora do banho. O importante é que a mamãe coloque em um local onde ela fique em posição confortável.
Seu funcionamento é muito simples e parecido com um balde: você a preenche de água e, depois, precisa despejá-la para esvaziar. Embora seja um processo simples, não é muito prático pois você precisará manipular uma peça cheia d’água e, consequentemente, pesada.
Além disso, a banheira plástica não é desmontável. Para casas com pouco espaço, isso pode se tornar um problema, inclusive porque ela precisa ser guardada em um local seco e arejado, e não dentro do box do banheiro.
A principal vantagem desse modelo é que ele é muito econômico e será usado por muito tempo devido ao tamanho e à resistência da banheira. Pode ser a opção ideal para ter em locais onde o bebê toma banho de vez em quando, como a casa da vovó.
Banheira com suporte
É uma versão aprimorada da banheira de plástico, com uma série de adaptações que tornam o produto mais prático para as mamães.
A banheira vem acompanhada de um suporte para deixá-la na altura ideal para o banho, sem que você precise se agachar ou apoiá-la em outro local. Tem um bom tamanho para ser usada desde o primeiro dia de vida do pequeno até que ele já possa usar o chuveiro.
Alguns modelos já vêm com um trocador acoplado, permitindo trocar o bebê ali mesmo logo após o banho. Vale a pena conferir também se a banheira possui um sistema de escoamento para que seja mais fácil de esvaziar.
Essa banheira geralmente é usada dentro do box para evitar respingos pela casa. Entretanto, se o seu box for pequeno para acomodar a estrutura, é possível montá-la no banheiro ou no quarto.
Banheira de pia
Essa espécie de banheira pode ser acoplada na pia do banheiro, caso saia água quente da sua torneira ou caso você prefira usar um recipiente para despejar água na temperatura certa para o bebê.
Para conseguir utilizar, o lavabo do seu banheiro precisa ter algumas especificações. A cuba deve ser grande o suficiente para encaixar a banheira e a torneira deve ser alta, sem encostar na pele do seu filho.
O modelo é recomendado para os pequenos de zero a seis meses de idade, pois o espaço é limitado, permitindo que eles fiquem com o corpinho bem apoiado. É uma ótima opção para as mamães que ainda não se sentem confiantes para deixar os pequenos em uma banheira maior.
Por ter um tamanho reduzido, também é adequada para os espaços pequenos e apertados, além de caber na mala no caso de viagens.
Banheira inflável ou dobrável
Elas são muito adequadas para serem usadas em viagens ou em locais em que o pequeno toma banho de vez em quando, pois são desmontáveis, leves e móveis.
As banheiras infláveis têm um tamanho mais reduzido e você precisa enchê-las antes de usar. Entretanto, estão disponíveis em vários modelos e são muito confortáveis para a criança. Uma piscina inflável pode fazer as vezes de banheira se for preciso.
Já as dobráveis são maiores, feitas de material impermeável, impedindo o vazamento da água e garantindo uma rápida secagem. Ao dobrar, elas não ficam tão pequenas quanto as infláveis.
Balde ou ofurô
O banho de balde ou ofurô tem se tornado cada vez mais comum, pois relaxa o bebê, alivia cólicas e tem baixo custo. No entanto, ele não é recomendado para a higienização do bebê e não descarta o uso de uma das banheiras acima.
A forma correta de usar é preenchendo com água e óleos essenciais calmantes, de forma que o bebê fique submerso até o pescoço em posição fetal.
Você pode usar um balde de verdade, de amplo tamanho, para esse banho, com o cuidado de conferir se não há farpas ou partes soltas perigosas para o pequeno. Ou então adquirir o ôfuro para bebês, um balde feito especialmente para os pequenos.