Atividades para as crianças nos dias de chuva
Fim de semana chegando e o tempo não ajudou? Calma, nem tudo está perdido! Por incrível que pareça, há muitas formas de diversão com a criançada, dentro de casa. E além de serem mais confortáveis, também economizam um bom dinheiro. Conheça algumas delas:
Sessão pipoca
Não tem programa mais simples. Escolha um filme divertido, apague as luzes da sala, deixe o ambiente bem confortável, prepare a pipoca, alguns ingressos de papel pra dar mais realidade ao “cinema” e pronto. Ao final da sessão, procure sentar-se com as crianças para saber suas impressões do filme escolhido.
Leitura de histórias
Contar histórias sempre é uma atividade interativa que estimula a imaginação das crianças. Além de prazerosa, é uma prática essencial para desenvolver o vocabulário, a desinibição e diversos sentidos dos pequenos.
Culinária divertida
Receitas de doces, com decorações coloridas são as favoritas da criançada. A brincadeira incentiva os pequenos a interessarem-se pelas atividades domésticas desde cedo, colaborando assim para futuros aprendizados. Não tenha medo de deixá-los botar a mão na massa, mas esteja sempre atento (a) pois a cozinha pode ser um ambiente perigoso para os menores.
Acampamento em casa
Se os pequenos ficarem entediados, leve-os para a sala (ou outro espaço amplo) e faça um acampamento bem animado. Monte a barraca e promova uma programação de escoteiros com: exploração, histórias, cânticos, etc. Se não tiver uma barraca, alguns lençóis e edredons para forrar o chão podem ser a solução para começar a aventura.
Aula de ginástica
Praticar exercícios estimula as crianças a ter interesse por esportes e criar hábitos saudáveis. Se você não sabe ao certo quais as melhores atividades para realizar, opte pelas mais simples e lembre-se de nunca exagerar na dosagem, afinal são apenas crianças.
Boliche com garrafas pet
Para os fãs de jogos, essa é uma ótima pedida. Tudo que você vai precisar são algumas garrafas pet e uma bolinha de tênis. Pra ficar mais real, vocês podem até mesmo montar um placar com a pontuação dos jogadores.
Outras brincadeiras...
Não podemos esquecer também, dos jogos. São interativos, simples de entender e estimulam o raciocínio dos pequenos:
- Uno
- Quebra-cabeça
- Videogames
- Damas, xadrez, etc.