Apenas 57% dos pais usam a cadeirinha para automóvel
Pesquisa do Datafolha realizada a pedido da ONG Criança Segura em parceria com a Associação Brasileira de Produtos Infantis, aponta que apenas 57% dos pais usam a cadeirinha para transportar crianças em automóveis.
Desde setembro de 2010 é obrigatório usar a cadeirinha para transportar crianças de até 7 anos e meio. Alguns motivos foram apontados pelos pais para a não utilização do equipamento:
- Falta de fiscalização
- Dúvidas sobre os modelos adequados
- Circulam em trechos curtos
Esse índice é baixo se comparado ao dos países desenvolvidos, nos quais o uso chega a 80%, diz Alessandra Françoia, coordenadora nacional da ONG. Mas por outro lado, antes da lei da cadeirinha, levantamento em cinco capitais apontou taxa de uso de 32%.
Veja a seguir quais são as recomendações de uso de acordo com a Lei da Cadeirinha:
Até 1 ano de idade – bebê conforto instalado de costas para o banco do motorista;
De 1 a 4 anos de idade – cadeira para auto;
De 4 a 7 anos e meio de idade - assento de elevação, o booster;
A partir dos 7 anos e meio – no banco traseiro com o cinto de segurança.
Vale lembrar que esses dispositivos de retenção devem ser certificados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial) e também que a instalação correta é no banco traseiro e no assento com cinto de três pontos.
Veja mais informações sobre a lei e qual cadeirinha deve usar:
Qual cadeirinha devo usar?
Lei da cadeirinha - segurança das crianças no trânsito
Nas lojas de bebê Alô Bebê o papai e a mamãe encontram diversos modelos de cadeirinhas entre elas a cadeira para auto Neomatrix, que garante máximo conforto e segurança para o bebê, e modelos de cadeira para auto Infanti que possuem selo INMETRO.