Adaptação da criança na nova escola
No início do ano letivo, as escolas podem se tornar um ambiente assustador para as crianças. O que é comum, por conta da nova rotina, horários e regras aos quais os alunos precisam se familiarizar. A questão, é que tamanhas mudanças podem perturbar os pequenos, deixando-os mais manhosos e agitados. É aí então, que os pais podem auxiliá-los para enfrentar melhor esta nova etapa.
Cabe a eles, mostrar às crianças que confiam na nova escola e que acreditam que essa seja a melhor opção para a educação deles. Procure mostrar que é normal ter algumas dificuldades no início, mas que mais tarde isso melhora.
E quando a criança insiste em não cooperar?
Se depois de dias ou semanas a criança continuar resistindo em frequentar as aulas, é uma boa ideia que os pais agendem uma conversa com a orientadora da instituição de ensino.
Como dito anteriormente, grande parte do comportamento das crianças, não passa de “manha”. Logo, uma consulta com a orientadora pode ajudar os pais na maneira certa de incentivá-las a frequentar o curso.
As dificuldades mais comuns
- Fazer amizades.
- Adaptação às novas regras.
- Não conhecer os professores e funcionários (o que gera insegurança).
- Saudade da escola anterior, sentindo falta dos colegas, professores e funcionários.
O que os pais podem fazer
- Ir a escola, para contar com a ajuda da orientadora.
- Se a criança tiver mais de seis anos, deixe-a escolher entre duas ou três escolas cogitadas. Embora a decisão final deve sempre ser dos pais, esse processo faz com que se sintam mais participantes.
- Levar os pequenos para uma visitação antes, também ajuda a criar mais intimidade com o local.
- Se a manha persistir depois de tudo isso, deixe claro que irá esperá-la na porta da escola na hora da saída e trate a situação com naturalidade.