A importância do ácido fólico na gravidez
O ácido fólico ou folato é uma vitamina do complexo B, necessária para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina. Em sua forma natural ou como suplemento, o ácido fólico previne diversas doenças.
Para as gestantes o ácido fólico é ainda mais importante, pois ele previne má formações no tubo neural do feto, que é desenvolvido logo no primeiro mês de gestação, o qual se converte em medula espinhal e cérebro do bebê.
Sem o ácido fólico, há grandes chances do tubo neural não se fechar, podendo causar anencefalia e espinha bífida, que é a exposição da medula espinhal.
Portanto, a mulher que esteja planejando uma gravidez, não deve demorar para ir ao médico, pois o suplemente de ácido fólico será indicado pelo obstetra de 2 a 3 meses antes da gravidez e durante, mas em menores doses.
Porém, como nem toda gravidez é planejada, a mulher que está em idade fértil deve ter acesso a uma quantidade adequada de ácido fólico, presente em determinados alimentos.
O ácido fólico também traz muitos benefícios para a mulher, como a prevenção de doenças cardíacas, certos tipos de câncer e anemia.
O ácido fólico nos alimentos
O ácido fólico pode ser encontrado em diversos alimentos, principalmente, em vegetais de folhas verdes escuras, como brócolis e espinafre, que são ótimas fontes. Couve-flor, laranjas, fígados, fungos e cerveja também são fontes de folatos.
De acordo com pesquisas, considera-se difícil alcançar concentrações adequadas de ácido fólico no organismo apenas com uma dieta equilibrada, sem alimentos fortificados ou suplementos. Por isto, é necessário a suplementação do folato.