logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

7 Programas que o seu bebê pode assistir

Programas que os bebês podem assistir

Admita: você já deixou o seu bebê entretido com a televisão, celular ou tablet só para poder fazer alguma coisa. Apesar de não haver um consenso pediátrico sobre esse assunto, é fato que as imagens desses dispositivos chamam a atenção dos pequenos desde cedo. Por isso, se você permite essa atividade, é melhor escolher boas opções de conteúdo.

A visão dos bebês só começa a se tornar nítida a partir dos seis meses de idade. Antes disso, eles só veem imagens borradas, mas desenhos coloridos, estímulos sonoros e imagens em movimento já atraem a atenção dos pequenos.

Cerca de 70% dos bebês assistem TV, muitas vezes conteúdos impróprios para sua idade, mesmo que eles ainda não sejam capazes de compreender o que estão assistindo. De acordo com a última atualização da Academia Americana de Pediatria, bebês de até 18 meses não devem ficar na frente das telas. Outros especialistas, entretanto, não consideram a exposição prejudicial, desde que o tempo seja controlado pelos pais.

Para a Sociedade Brasileira de Pediatria, não há comprovação científica de que conteúdos feitos especialmente para crianças possam desenvolver suas habilidades. Por outro lado, pesquisas mostraram que quando os adultos veem o programa com os filhos e interagem com eles, crianças entre 15 meses e dois anos são, sim, capazes de adquirir novos aprendizados.

Independentemente da forma como o acesso aos desenhos para bebê ocorrem na sua família, em um mundo cada vez mais conectado e cheio de estímulos, você deve estar preparada para selecionar bons conteúdos para o seu pequeno. Por isso, a Alô Bebê preparou algumas opções que podem ser vistas na TV, em aplicativos ou em serviços de streaming na internet:

Galinha pintadinha

Foto: reprodução Facebook

Galinha Pintadinha

Esse projeto infantil é 100% nacional e ensina para as crianças as canções infantis brasileiras mais tradicionais, como “Escravos de Jó”, “A Barata” e “Os Indiozinhos”. Para isso, esse desenho musical para bebê usa estímulos lúdicos e didáticos que encantam as crianças. O sucesso é tamanho que o desenho já possui várias temporadas, brinquedos e até um musical com atores de verdade!

Dora aventureira

Foto: reprodução Facebook

Dora, a Aventureira

Dora é uma menina que, a cada novo episódio, conta com a ajuda dos pequenos para completar sua aventura. O desenho pode estimular o desenvolvimento da fala infantil, pois a personagem vai conversando com as crianças, pedindo que eles respondam perguntas, mostrem objetos e repitam palavras em outro idioma. Também já é um sucesso, com muitos brinquedos temáticos para os pequenos.

Bebê mais

Foto: reprodução Facebook

Bebê Mais

Série que expõe os bebês a músicas, linguagem, artes e poesias, Bebê Mais estimula o desenvolvimento de habilidades e competências intelectuais, físicas e emocionais. Os personagens são animais e, em cada episódio, abordam um tema diferente, com um ar tipicamente brasileiro para que os pequenos possam se identificar e valorizar a cultura nacional.

Oliver

Foto: babytv.com

Oliver

Oliver é um macaquinho curioso e atrevido que quer experimentar de tudo. Por causa de suas características, o personagem desse desenho para bebê introduz conceitos básicos e familiares aos pequenos, como formas geométricas, cores, tamanhos, quantidades e muito mais. Oliver mostra tudo isso diversas vezes, mas em situações diferentes para que o pequeno possa assimilar.

Pocoyo

Foto: reprodução Facebook

Pocoyo

Pocoyo é um menino que veste roupas e chapéu azul e tem como amigos animais muito diferentes que auxiliam em suas aventuras. O narrador também tem papel importante, pois ele interage com os personagens e ajuda a compreender o que está acontecendo em cada um dos curtos episódios do desenho. Os vídeos ajudam a responder questionamentos infantis comuns aos primeiros anos de vida dos pequenos.

Wonderballs

Foto: hopster.tv

Wonderballs

Cada uma dessas bolas coloridas possui habilidades únicas, como saber pintar, criar canções ou soprar bolhas de sabão. Quando elas se combinam, as aventuras acontecem, oferecendo aos pequenos estímulos sonoros e visuais que ajudam a desenvolver a criatividade, ao mesmo tempo em que eles aprendem a importância do trabalho em equipe.

Peppa pig

Foto: reprodução Facebook

Peppa Pig

Esse desenho animado britânico é um verdadeiro fenômeno no mundo todo! Apesar de ter diversos animais, a estrela é a Peppa, que, juntamente com sua família, protagoniza várias situações muito peculiares, como brincar na lama. A personagem tem inspirado brinquedos, roupas e jogos para crianças em fase pré-escolar.

O perigo das telas

Além de estimular os pequenos com desenhos, é essencial que os pais ofereçam outros tipos de atividades para os pequenos, como a música e a leitura. O excesso de tempo na frente dos eletrônicos pode prejudicar o seu filho.

Evidências sugerem que os pequenos que usam as telas com frequência têm mais riscos de ficarem obesos e sedentários, além de terem dificuldade nas relações interpessoais. Os que deixam o volume muito alto podem desenvolver problemas auditivos e alguns estudos apontam, ainda, que crianças que veem conteúdos violentos podem se tornar agressivas.

Para evitar que o seu filho corra perigo, estipule limites para que eles assistam aos programas favoritos. A maioria dos episódios infantis dura apenas alguns minutos, pois a concentração dos bebês não é muito longa. Para que o seu bebê não comece a fazer birra quando acabar, vá avisando que o final está próximo e que logo vocês farão uma nova atividade. Você também pode criar algumas zonas livres de telas na sua casa. Na hora das refeições e antes de dormir, por exemplo, os aparelhos ficam proibidos.