logo Alô Bebê
Compartilhar com
 

5 Receitas para as primeiras papinhas do bebê

Papinha

Foto: pixabay.com

Seis meses já se passaram e chegou a hora do seu bebê experimentar a primeira papinha. É aí que toda mamãe vira uma cozinheira de mão cheia para continuar a cuidar muito bem da alimentação dos pequenos. No entanto, além de selecionar muito bem as receitas para a fase de adaptação do seu pequeno, é preciso lembrar das orientações a seguir:

- Jamais acrescente sal, tempero pronto e açúcar à papinha infantil. O excesso de sódio e açúcares pode ser prejudicial à saúde do seu pequeno desde muito cedo. Só acrescente esses temperos após o primeiro ano de vida, quando o a criança já come a mesma comida que a sua, mas em quantidade reduzida.

- Se for usar azeite extravirgem, acrescente-o apenas na hora de servir a papinha, pois quando esse óleo é aquecido, ele perde suas propriedades nutricionais. Por isso, nada de dourar a cebola ou a carne no azeite.

- Congelar as papinhas do bebê está permitido, desde que você tome alguns cuidados. Ovos, vegetais crus, verduras e banana não podem ir para o freezer. Já os demais alimentos que fazem parte da dieta do bebê devem ir para potes de vidro ou plástico assim que esfriarem. Use etiquetas para colocar a data de preparo e o sabor da papinha. Elas duram em média um mês e não devem ser congeladas outra vez.

- Não exagere na quantidade de comida para o seu bebê! Entre os seis e nove meses, quatro colheres de sopa são suficientes para encher a barriga do pequeno. Entre os 10 e 12 meses, ofereça em torno de uma xícara de chá cheia. Fique atenta às variações de fome do bebê, pois elas podem significar algum tipo de doença.

A Alô Bebê preparou algumas receitinhas simples de fazer, que vão te ajudar nesse momento de introdução

Papinha de batata

É uma boa opção para introduzir os sólidos, já que a batata tem sabor e textura suaves para o paladar infantil. Além de vitaminais e sais minerais presentes principalmente na casca, o alimento possui uma boa quantidade de amido e seu caldo é ótimo para aliviar as dores estomacais dos pequenos.

Ingredientes:

1 batata do tipo Monalisa com casca

3 colheres de sopa de leite materno ou fórmula

Modo de preparo:

Lave bem a batata. Coloque-a para cozinhar até que o centro fique macio. Deixe escorrer e esfriar bem antes de amassar. Adicione o leite que a criança já está acostumada a ingerir e sirva.

Papinha de ervilha e abobrinha

Apenas esses dois ingredientes são capazes de oferecer ao seu filho, benefícios para o coração, para os ossos, para os dentes, para o sistema respiratório e para o cérebro, mas com a ingestão de poucas calorias para ajudar a manter o peso ideal. Nunca use a ervilha de lata, pois além da alta concentração de sódio, o risco de doenças como o botulismo é maior. A hortelã ajuda na digestão e, ainda, alivia o estresse do pequeno.

Ingredientes:

100g de ervilha fresca ou congelada

1 abobrinha descascada cortada em cubos

Algumas folhas de hortelã

Modo de preparo:

Cozinhe a abobrinha e as ervilhas no vapor até que os legumes fiquem macios. Retire, acrescente a hortelã e bata tudo no liquidificador, até obter uma consistência homogênea. Se a papinha estiver muito espessa, adicione um pouco de água do cozimento e bata novamente.

Caldo de abóbora e ovo

Esses dois itens trazem muitos benefícios ao seu bebê: a abóbora é rica em vitaminas e minerais, além de ser levemente laxante (e ajudará o pequeno a evacuar os sólidos nas primeiras vezes), enquanto que os ovos oferecem proteínas essenciais para o funcionamento do corpo, carotenoide, um poderoso antioxidante, e a lecitina, elemento importante para o desenvolvimento cerebral.

Ingredientes:

350g de caldo de legumes caseiro

30g de macarrão

100g de abóbora descascada e em cubos

1 gema de ovo cozida

1 colher (sopa) de azeite de oliva

Modo de preparo:

Cozinhe a abóbora para cozinhar no caldo de legumes até que ela fique macia. Aproveite para cozinhar o macarrão no mesmo líquido. Escorra e amasse o macarrão e os demais ingredientes, mas use um pouco do caldo para unir todos os alimentos.

Papinha completa

Essa é uma receita de papinha com o máximo de nutrientes para o bebê que está começando a ingerir sólidos. A combinação contém vitaminas, proteínas, ferro, cálcio, fibras e ainda é capaz de fornecer energia para todas as descobertas do seu pequeno. A receita também funciona como uma boa base para que você possa substituir alguns ingredientes, como o frango por fígado, o espinafre pela couve e a ervilha pela lentilha, por exemplo.

Ingredientes:

1 fio de óleo de canola

1/4 de cebola picada em cubos

150g de peito de frango, sem pele, em cubos

1 xícara de espinafre lavado e picado

1/2 xícara de mandioquinha lavada e descascada em cubos

1/4 de xícara de ervilha (use a fresca, de preferência)

Salsinha picada

Modo de preparo:

Doure a cebola e o frango no óleo de canola. Adicione os demais ingredientes e cubra com duas xícaras de água. Deixe cozinhar em panela com tampa, em fogo baixo, até que todos os ingredientes estejam macios. Retire, desfie o frango e amasse os demais itens com um garfo. Depois, é só juntar tudo.

Purê de mamão, laranja e aveia

Uma boa substituição para o lanche da manhã ou da tarde é essa papinha doce, pois esse sabor também deve ser apresentado ao seu filho desde cedo, mas sem exagero. Com muitas vitaminas e minerais, a aveia e o mamão vão ajudar no funcionamento intestinal do pequeno nessa fase de adaptação, enquanto que a laranja tem muita vitamina C para auxiliar a absorção dos nutrientes.

Ingredientes:

1/2 mamão papaia

2 colheres de sopa de suco de laranja coado

1 colher de sopa de aveia em flocos finos ou em pó

Modo de preparo:

Tire as sementes do mamão e misture a polpa com o suco de laranja. Junte a aveia e amasse com um garfo.