5 Maneiras de entreter o bebê enquanto você realiza atividades domésticas
O bebê finalmente chegou, a mamãe teve alta do hospital, a família e os amigos já fizeram as visitas, o papai voltou para o trabalho e é agora que a verdadeira rotina começa! Quando as mamães precisam cuidar da casa, mas estão sozinhas com o pequeno, elas muitas vezes desistem já que, além de o filho ser um encanto, como garantir a distração e segurança dele enquanto cozinha ou arruma o guarda-roupa?
Esse é só mais um dos dilemas de muitas mães que passam o dia com a criança e que precisam deixar tudo em ordem enquanto estão em casa. A missão pode até parecer impossível, principalmente para as mamães de primeira viagem, mas com um pouquinho de treino e dedicação, o filhote vai ficar calminho enquanto você prepara aquele macarrão que só você sabe fazer!
Na cozinha...
Quem é dona de casa sabe que a cozinha é onde se passa a maior parte do tempo. Entre o cozinhar, lavar, secar, guardar e muitas outras atividades, já foram horas gastas e, se você está tentando fazer isso com um bebê no colo, o tempo vai ser muito maior. Por isso, vale integrar o bebê ao espaço em que ele está: uma vez na cozinha, deixe-o conhecer tudo o que há! Para isso, entregue ao seu pequeno panelas e tampas leves, potes plásticos grandes, as tradicionais colheres de pau e o que mais tiver ao alcance para que ele possa interagir com os objetos. Como eles são coloridos e fazem barulho, o bebê vai gastar uns bons minutos analisando e brincando com cada um deles, enquanto você se apressa para terminar tudo antes de a atenção dele acabar.
Na lavanderia...
Nesse espaço, os pregadores de roupa serão os melhores amigos do seu bebê! Entregue a ele os pregadores, prenda-os na roupinha que ele estiver usando, deixe-os presos uns aos outros e veja tudo o que a criança pode fazer com um simples objeto. Se tiver um rolo de papel higiênico por perto, a mamãe pode ensiná-lo a colocar e tirar os pregadores de dentro do tubo, estimulando ainda mais o seu desenvolvimento. No entanto, os utensílios utilizados devem ser seguros: nada de oferecer pregadores velhos, de madeira ou enferrujados, pois as crianças podem acabar se machucando.
No banheiro...
Nos dias quentes, leve a criança para o banheiro com você. Se ele já for crescidinho e ficar sentado sozinho, dá para encher a banheira que é usada na hora do banho, colocar alguns brinquedos lá dentro e deixá-lo se divertindo enquanto você lava tudo. Neste caso, é importante que o bebê fique o tempo todo dentro da banheira, pois o contato da pele frágil com produtos de limpeza agressivos, como a água sanitária, pode causar irritações e alergias no seu filho.
No quarto...
O quarto é um dos ambientes em que a mamãe mais realiza tarefas! Arrumar a cama, guardar as roupas, separar as peças sujas das limpas... Para não deixar a criança chorosa ou entediada enquanto o trabalho é realizado, separe um cantinho especial no quarto para o seu pequeno, sobre o próprio chão. Além de colocar os brinquedos que ele já está acostumado, você pode ir entregando objetos que não são perigosos para que ele vá explorando as formas, as texturas, as cores, os cheiros... Bolsas, CDs e escovas de cabelo são boas opções! A mamãe pode ir conversando com ele e fazendo uma pausa de vez em quando para mostrar como se usa cada objeto, para apresentar um bolso escondido e qualquer outra interação que prenda a atenção do bebê e estimule as suas descobertas.
No jardim...
O jardim é o lugar ideal para que o seu filho ganhe um pouco de “vitamina S”. Por isso, faça com que ele aproveite o contato com a terra, com a grama, com as árvores e com as flores tirando os sapatos de seus pezinhos. Ele pode engatinhar livremente sobre o jardim, desde que o local esteja livre de formigas e outros insetos que podem causar alergias. Se a criança for mais velha, ela ficará encantada com bolhas de sabão, feitas de água e detergente e sopradas por meio de um arame em forma circular. Nesse espaço, a mamãe também pode aproveitar para mostrar pequenos animais e pedir ajuda para regar as flores, ensinando-o a respeitar o meio ambiente. Só vai ser necessário ter um pouquinho de paciência, pois seu pequeno vai voltar para casa um pouquinho sujo!
Cuidado sempre
Toda mamãe sabe que ter uma criança pequena em casa é sinônimo de perigo. Elas são muito curiosas e corajosas, e é justamente por isso que os acidentes domésticos são tão frequentes, responsáveis pela maioria das mortes de crianças de até 9 anos, de acordo com o Ministério da Saúde.
Entre os principais riscos que a casa oferece para os pequenos estão o afogamento, as quedas, as queimaduras e as intoxicações. Para que nada disso aconteça com o seu filho, você deve deixar o cabo da panela virado para o lado de dentro do fogão, evitar usar toalhas longas sobre a mesa, colocar as facas apenas na hora da refeição, deixar baldes e produtos de limpeza em prateleiras altas, evitar posicionar camas e sofás perto da janela, além de prestar atenção em uma série de situações que você vai perceber dentro do seu lar.
Com todos esses cuidados e atos de amor, as mamães que também são donas de casa, esposas, trabalhadoras e muito mais, serão capazes de proporcionar uma casa harmoniosa para a família, sem colocar em risco as pessoas que mais ama.