15 de Outubro: Dia do Professor
Em 1963, o dia 15 de outubro foi dado como feriado escolar em homenagem aos professores, por decreto aprovado pelo presidente João Goulart e o então ministro da Educação, Paulo de Tarso. No entanto, as histórias que circulam a respeito da origem da data, são diferentes.
A primeira versão, vem da época de D. Pedro l. Em 15 de outubro de 1827, o imperador ordenou que toda vila, cidade e os lugares mais habitados do país criassem as primeiras escolas primárias do Brasil, (escolas de primeiras letras). O Dia do Professor seria, então, justamente uma homenagem a esse marco.
A segunda versão, mais popular, aponta o professor Salomão Becker como responsável pela inclusão do Dia do Professor no calendário escolar.
Em 1947, o professor, nascido em Piracicaba, lecionava no Ginásio Caetano de Campos, o "Caetaninho", na capital paulista. Certa vez, Salomão e mais três colegas conversavam sobre o tamanho do segundo semestre letivo, que ia de 1° de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias durante o período. Sendo assim, surgiu a ideia de criar um dia de parada para descanso e também para organizar as atividades dos demais dias do ano.
O que dizem, é que o professor Salomão Becker sugeriu que o encontro acontecesse no dia 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, acontecia tradicionalmente uma confraternização entre professores e alunos.
Independente da veracidade das histórias, o 15 de outubro, já é consagrado como o Dia do Professor. E nunca é demais parabenizar aqueles que tanto lutam pela educação e um amanhã melhor, para as crianças.