10 brinquedos eletrônicos que o seu pequeno não pode deixar de ter
É fato que o uso da tecnologia tem influenciado o cotidiano das pessoas ao redor do mundo e as crianças, não ficariam de fora dessa. A maneira como essa realidade é encarada pelos pais é importantíssima para o desenvolvimento infantil. Os brinquedos eletrônicos, como os videogames e tablets, podem contribuir no desenvolvimento e oferecer benefícios educacionais, entretanto, é responsabilidade dos adultos orientar e estabelecer regras para o uso dessas tecnologias.
Os brinquedos eletrônicos educativos, estimulam o contato com as cores, a audição e a concentração, mas devem ser usados com moderação para não prejudicar o desenvolvimento saudável de habilidades, como criatividade e autocontrole. O ideal é que a criança também tenha contato com sons naturais, não só eletrônicos.
Brinquedo eletrônico ideal para cada idade
Uma das principais dúvidas sobre o assunto, é quando introduzir os brinquedos eletrônicos, principalmente os tablets infantis. Há fabricantes que desenvolvem dispositivos educativos pensando nos bebês, com sons de animais, primeiras palavras, ensinando letras e números e até mesmo com uma tecnologia que permite aumentar a complexidade do aprendizado.
Dos 3 aos 5 anos
Imagem: Myzoo
MYZOO
Criados pela empresa coreana Art House Co. Eles consistem em animais para montar, cujas peças são feitas de madeira. A diferença aqui, é que as pecinhas são de encaixe magnético. O principal objetivo é despertar a criatividade das crianças, para que elas montem tanto bichinhos reais quanto imaginários, combinando os kits.
Imagem: Spielwarenmesse
ICE start pack
Esse modelo de trem da Märklin, foi colocado nessa faixa etária por adotar peças grandes e encaixes simples. Ele é movido a baterias comuns e é uma imitação bem elaborada de um modelo real. O trenzinho pode ser montado e desmontado em segundos, pois os seus conectores são inteiramente magnéticos, evitando encaixes que poderiam dificultar a manipulação pelos pequeninos.
Dos 5 aos 8 anos
Imagem: FurReal Friends
Biscuit My Lovin Pup
Esse é um brinquedo da empresa FurReal Friends, ideal para crianças que sempre quiseram ter um cachorrinho, mas não podem. Também garante a diversão dos pequeninos que têm alergia ao pelo do cãozinho ou vivem em apartamentos. O boneco tem aproximadamente 60 centímetros de altura (nas quatro patas) e pelo que simula o de um cão real.
Imagem: Submarino
Barbie Realidade Canta e Fala
Uma boneca para as “Barbie Girls” que gostam de interação com os seus brinquedos. De fabricação da Mattel, ela faz parte de uma linha de produtos chamada “Barbie Realidade” (do original “Barbie Reality”) e é capaz de conversar com a menina (várias frases prontas), além de cantar três músicas.
Imagem: VTech
V.Reader
Produzido pela VTech, é um “minicomputador”, que se assemelha a um tablet em formato. Ele possui a tela sensível ao toque e pode ser acionado tanto com os dedos quanto por uma caneta específica. O produto lê livros para as crianças e possui jogos interativos, visualizador de imagens, player de vídeo e atividades de arte.
Dos 8 aos 12 anos (ou mais)
Imagem: DinoDirect
Tanque de guerra com sensores de infravermelho
Para as crianças que querem brincar com um modelo realista. Ele possui sons e movimentação semelhantes aos de um veículo de guerra real. Inclusive, é possível girar o canhão e atirar. No entanto, o projétil é substituído por um raio infravermelho, que se atinge outro da linha, faz com que ele imediatamente faça os sons característicos de impacto (e luzes, para um efeito ainda melhor). Logo, o ideal é brincar com mais do que um desses tanques.
Imagem: DinoDirect
Helicóptero de controle remoto à prova de vibrações
Esse helicóptero de controle remoto é um modelo com um material diferenciado, cujo objetivo é fazer com que ele seja mais resistente e dure por mais tempo. Além disso, ele é inteiramente aerodinâmico, o que faz com que ele tenha um voo um pouco mais estável do que os modelos comuns e seja mais resistente à vibração e atrito do ar.
Imagem: Spielwarenmesse
uDrawTablet
A ideia desse brinquedo é revolucionar os antigos quadros de “desenhar e apagar”. Criado pela THQ Entertainment, o uDrawTablet é uma mesa gráfica (“Tablet”) com a caneta própria, que é conectada ao Nintento Wii, permitindo que os desenhos feitos pelo usuário sejam reproduzidos na tela da televisão.
Imagem: Amazon
Cubo Rubik Eletrônico
A ideia é a mesma do cubo tradicional. Porém, nesse modelo da Techno Source, em vez de mover as peças, você encontra quadradinhos iluminados com cores diferentes e sensíveis ao toque. Nele, o usuário apenas imita o movimento com os dedos, o que faz com que as luzes do produto gentilmente troquem de posição.
Imagem: Shop LEGO
LEGO Mindstorms NXT 2.0
O Lego Mindstorms NXT 2.0 vai um pouco além dos blocos de montar “comuns”. A linha é composta por peças com processadores (de 32-bits), sensores de luz, toque e som, portas USB e Bluetooth, além de um software próprio para a ativação. O kit permite que as crianças montem robôs avançados em pouco mais do que 30 minutos, segundo a fabricante.